Pontifícia União Missionária apresenta Logo comemorativa aos cem anos de fundação

A Pontifícia União Missionária completa este ano cem anos de fundação. Criada na Itália, em 31 de outubro de 1916, pelo padre Paolo Manna, PIME, a Obra foi declarada Pontifícia pelo papa Pio XII, em 28 de outubro de 1956. Para marcar os cem anos de serviço a missão, a União Missionária criou uma logo comemorativa.

A logo retrata um personagem, sujeito da missão, abraçando o mundo com a Palavra de Deus. Seus braços formam a letra U que remete à União Missionária. O personagem representa o missionário que abraça a missão em todo o mundo e ao mesmo tempo, o próprio Jesus, Palavra Encarnada em todos os povos e culturas. As cores missionárias recordam que a missão não tem fronteiras e deve alcançar os cinco continentes.

A finalidade da Pontifícia União Missionária é educar para a sensibilização missionária os presbíteros e seminaristas, membros dos institutos de Vida Consagrada e Vida Apostólica, bem como os leigos comprometidos com a missão universal.

Conselhos Missionários de Seminaristas
Para realizar sua tarefa a Obra serve-se do Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises) que nos últimos anos se expandiram pelas dioceses e regionais graças à realização de formações, congressos e experiências missionárias de seminaristas.

A União Missionária tem seu Secretariado Nacional em Brasília (DF) e trabalha em comunhão com a Propagação da Fé, a Infância e Adolescência Missionária e a Obra de São Pedro Apóstolo que juntas compõem as quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM).

O secretário da União Missionária, padre Jaime Carlos Patias, IMC, destaca as principais atividades da Obra. “Organizar e acompanhar os Comises, promover e apoiar iniciativas de formação missionária para presbíteros, seminaristas e membros da Vida Religiosa, incentivar o estudo da missiologia e experiências missionárias para seminaristas, motivar o envio de presbíteros e seminaristas para a missão além-fronteiras, assessorar ou orientar formações, simpósios, retiros, encontros e congressos missionários”.

Padre Patias explica que para divulgar as atividades da União Missionária está sendo preparado um folder que, em breve será distribuído. Para marcar o centenário de fundação da Obra, será celebrada, no dia 31 de outubro, uma missa de ação de graças na sede das POM em Brasília (DF).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados