Pontifícia Obra da Propagação da Fé completa hoje duzentos anos

Fundada por Pauline Jaricot, que será beatificada em Lyon no dia 22 de maio, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) visam abrir o coração de cada cristão à vastidão do horizonte missionário, através do apoio espiritual e material ao anúncio do Evangelho.

A Obra da Propagação da Fé nasceu por iniciativa de uma mulher há 200 anos. Fundando-a como associação em 3 de maio de 1822, foi Pauline Jaricot, francesa, de Lyon, jovem de família abastada, dedicada a várias obras de caridade e movida pelo desejo de fazer algo pelas missões. O objetivo é apoiar o apostolado dos missionários oferecendo-lhes ajuda. Pauline começa chamando 10 amigos: pede que rezem e doem um centavo toda semana, convidando cada um a comprometer mais 10 pessoas, para que eles façam o mesmo. Vários grupos são formados, a ideia de Pauline se espalha rapidamente e arrecadações de fundos são organizadas. Desta forma, desenvolve-se um verdadeiro movimento espiritual missionário que atravessa as fronteiras da França e cresce também em outros países. O princípio fundamental é o que a jovem francesa tinha em mente: rezar e oferecer-se pela obra de evangelização da Igreja.

A Infância Missionária e a Obra de São Pedro Apóstolo
Os resultados de Pauline inspiram Monsenhor Charles de Forbin-Janson, bispo de Nancy, iniciador da Obra da Infância Missionária, que em 1843 decidiu envolver as crianças em projetos missionários, para que, através da oração e da colaboração material, pudessem ajudar seus filhos. “Uma Ave Maria por dia, um centavo por mês” para curar uma criança e salvar sua alma, este é o compromisso proposto. E é ainda uma mulher, Jeanne Bigard, que na França do século XIX dá vida a outra obra missionária, a de São Pedro Apóstolo, destinada a apoiar os seminaristas em terras de missão.

As quatro Pontifícias Obras Missionárias
Cem anos depois de sua fundação, a Obra da Propagação da Fé, em 3 de maio de 1922, recebeu o título de “Pontifício” de Pio XI com o Motu Proprio Romanorum Pontificum, juntamente com as Obras da Santa Infância e de São Pedro Apóstolo. As três Obras tornam-se assim o instrumento do Papa para sustentar, com oração e caridade, a missio ad gentes da Igreja, oferecendo constante apoio espiritual e material aos missionários. Em 1956, com Pio XII, a União Missionária, concebida pelo Padre Paolo Manna, do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), em 1916, tornou-se “Pontifícia” com o objetivo de animar e formar os fiéis batizados na sua responsabilidade missionária através serviço pastoral de bispos e sacerdotes. Hoje Monsenhor Giampietro Dal Toso é presidente das quatro Pontifícias Obras Missionárias, e em cada país as Direções Nacionais coordenam as atividades.

A beatificação de Paulina Jaricot
Além dos 200 anos de atividade e do 100º aniversário de seu reconhecimento como “Pontifício”, a Obra da Propagação da Fé celebra este ano a beatificação de sua fundadora Pauline Jaricot. O rito será realizado em Lyon no dia 22 de maio e será presidido pelo cardeal Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. A vida de Paulina não está apenas ligada à Obra da Propagação da Fé, seus atos de caridade são variados e os projetos realizados na Igreja são diversos. Além de encorajar Monsenhor de Forbin-Janson, teve uma relação epistolar com o Santo Cura d’Ars e conheceu Gregório XVI. Ela também é responsável pelo Movimento do Rosário Vivo, que espalha a oração mariana em todos os lugares através de milhares de associados.

A Obra da Propagação da Fé hoje
Hoje a Obra de Propagação da Fé promove a espiritualidade missionária, sensibilizando as comunidades cristãs e os fiéis através da meditação da Palavra de Deus, da Adoração Eucarística e do Rosário missionário e, através das várias iniciativas das Direções Nacionais, apoia a Fundo Universal de Solidariedade para a evangelização do mundo, especialmente no Dia Mundial das Missões, que se celebra no penúltimo domingo de outubro. No ano passado a Obra apoiou, com uma contribuição para as despesas correntes, 893 circunscrições eclesiásticas em território de missão e investiu mais de 10 milhões de dólares para a formação de catequistas. Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, continuou também a apoiar os cinco Colégios Romanos de Propaganda Fide que acolhem sacerdotes e religiosos dos países de missão para a sua formação nas universidades pontifícias, bem como atribuindo uma contribuição à Congregação para as Igrejas Orientais. suas atividades missionárias.

Fonte: Vatican News

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77