POM celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

No próximo domingo, 25 de julho, a convite do Papa Francisco, a Igreja celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Em sua mensagem, dirigindo-se aos avós e idosos de todo o mundo, o Papa inclui-se entre os que recebem a promessa de Jesus que dá o tom das reflexões para essa primeira jornada: “Eu estou contigo todos os dias”.

Francisco recorda que a mensagem chega aos idosos e avós do mundo inteiro num tempo difícil. A pandemia foi uma dura provação e reservou um tratamento mais duro aos idosos. Muitos adoeceram – outros partiram – perderam cônjuges, entes queridos, enfrentaram a solidão.

A atividade dos Idosos e Enfermos Missionários (IEM) é um serviço missionário que a Igreja oferece por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), com a finalidade de animar, despertar, formar e acompanhar a pessoa idosa, enferma e as de limitações físicas para exercer, conforme cada situação particular, sua vocação missionária, cooperando, dessa maneira, com toda a Igreja.

Live Especial
Para comemorar esse dia, a POPF está preparando uma live especial, no sábado, 24 de julho, às 20h, pelos canais das POM no Facebook e Youtube. A live será apresentada por Pe. Genilson Sousa, secretário da Obra, e terá a participação de músicos, com destaque para o cantor Zé Vicente.

Formação reuniu lideranças de todo o Brasil
No dia 20 de julho foi realizado um encontro virtual com liderança missionárias do Brasil para refletir sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O encontro aconteceu por plataforma virtual e reuniu mais de 40 pessoas.

Segundo Pe. Genilson Sousa, o objetivo é fomentar cada vez mais a consciência do papel dos idosos na sociedade e sua memória viva em despertar caminhos para os continuadores, os jovens. “Fazendo ciência dos mais afetados no contexto de pandemia, como Igreja queremos expressar nossa presença eclesial e fraterna na memória agradecida por tantos testemunhos de vida, carregados de memórias vivas dos nossos avós e idosos”, destacou o secretário.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados