POM celebra 150 anos de nascimento do Beato Paolo Manna

No próximo domingo, 16 de janeiro, a Igreja celebra os 150 anos de nascimento do Beato Paolo Manna, fundador da Pontifícia União Missionária. Será realizado um momento de oração e reflexão missionária, em língua italiana, através das redes sociais.

A iniciativa é da Pontifícia União Missionária/Pontifícias Obras Missionárias e do Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), em colaboração com a Associação dos sacerdotes, religiosos e religiosas de Mianmar em Roma, a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias em Mianmar e o Pontifício Colégio Urbano.

A participação online está aberta a todos os interessados e pode ser feita também através do Facebook

Programação
Sábado: 15.01.2022
Horário: 11h -12h15 (horário de Brasília)

11h – 11h45: Reflexão – “As atividades missionárias do Padre Manna em Mianmar. Aspectos históricos e a reflexão sobre a situação atual” ((P. Dinh Anh Nhue Nguyen e Sr. Monika Juszka)
11h45 – 12h15: Oração do terço por Mianmar

Domingo: 16.01.2022
Horário: 14h30 – 15h45 (horário de Brasília)

14h30 – 15h: Solenes vésperas dominicais em memória litúrgica do beato Paolo Manna, presididas pelo Dom Giovanni Pietro Dal Toso, Presidente das Pontifícias Obras Missionárias e Secretário adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos
15h – 15h45: Reflexão – “Padre Manna e a promoção da missão e das Obras Missionárias na Itália. Aspectos históricos e atualidade do zelo missionário evangélico hoje” (P. Dinh Anh Nhue Nguyen e Sr. Monika Juszka)

Conheça o Beato Paolo Manna: Toda a Igreja, para o mundo inteiro

O Beato Padre Paolo Manna nasceu em Avelino (Itália), no dia 16 de janeiro de 1872. Depois de ter frequentado a escola primária em Nápoles e o ginásio técnico em Avelino, continuou os seus estudos em Roma. Enquanto frequentava a Universidade Gregoriana para os estudos de Filosofia, em setembro de 1891, entrou no Seminário do Instituto para as Missões Estrangeiras em Milão, para o curso de Teologia. Foi ordenado sacerdote no dia 19 de maio de 1894, na Catedral de Milão.

Em 27 de setembro de 1895 partiu para a missão de Toungoo, na Birmânia Oriental, onde trabalhou em três períodos durante uma década até que, em 1907, repatriou-se definitivamente, por uma grave enfermidade.

De 1909 em diante, por mais de quarenta anos, dedicou-se com todas as suas forças, mediante os escritos e as suas obras, à difusão da ideia missionária no meio do povo e do clero. Para “resolver do modo mais radical possível o problema da cooperação dos católicos no apostolado” fundou, em 1916, a União Missionária do Clero, elevada ao título de “Pontifícia” em 1956. Hoje, ela está presente em todo o mundo católico e inclui nas suas fileiras, seminaristas, religiosos, religiosas, leigos e leigas.

Diretor de “Le Missioni Cattoliche” em 1909, em 1914 fundou “Propaganda Missionária”, folheto popular de vastíssima difusão e, em 1919, “Itália Missionária”, dedicada à juventude.

A pedido da Sagrada Congregação de “Propaganda Fide”, para um maior desenvolvimento missionário do Sul da Itália, Padre Paolo Manna abriu em Ducenta (Caserta) o Seminário Meridional “Sagrado Coração”, para as Missões Estrangeiras, projeto que ele encorajava desde há muito tempo.

Em 1924 foi eleito Superior Geral do Instituto para as Missões Estrangeiras de Milão, que em 1926, pela união com o Seminário Missionário de Roma, por vontade de Pio XI, se tornou o Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (P.I.M.E.). Por mandato da Assembleia Geral do P.I.M.E. (1934), em 1936 participou em primeira linha na fundação das Missionárias da Imaculada.

De 1937 a 1941, a Sagrada Congregação de “Propaganda Fide” nomeou-o chefe do Secretariado Internacional da União Missionária do Clero. Quando em 1943 foi erigida a Província Meridional do P.I.M.E., Padre Paolo Manna tornou-se o seu primeiro Superior, transferindo-se assim para Ducenta, onde fundou “Venga il tuo Regno”, publicação missionária para as famílias.

Padre Paolo Manna escreveu vários opúsculos e livros famosos, que deixaram uma marca duradoura, como “Operarii autem pauci”, “I Fratelli separati e noi”, “Le nostre Chiese e la propagazione del Vangelo” e “Virtù Apostoliche”. Formulou propostas inovadoras acerca dos métodos missionários, preparando assim as declarações do Concílio Vaticano II. Destas obras permanece, sobretudo, o exemplo de uma vida inteiramente animada por uma paixão missionária total, que nenhuma provação ou doença, por mais que o tenha feito sofrer, jamais diminuiu. G. B. Tragella, seu primeiro biógrafo, definiu-o justamente como «uma alma de fogo». O seu lema, que o acompanhou até o fim, era este: “Toda a Igreja, para o mundo inteiro!”

Padre Paolo Manna faleceu em Nápoles, no dia 15 de setembro de 1952. Os seus restos mortais repousam a Ducenta, no “seu Seminário”, que em 13 de dezembro de 1990 foi visitado pelo Papa João Paulo II.

Tendo iniciado em Nápoles, em 1971, os procedimentos para a Causa de Beatificação concluíram-se em Roma, no dia 24 de abril de 2001, com o decreto pontifício sobre o milagre atribuído ao Beato.

Fonte: Vatican News

 

Outras notícias