POM apresenta suas ações durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB

Durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em espaço destinado às comunicações, Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), pode apresentar algumas das principais discussões que tem norteado o trabalho das POM no Brasil e no mundo.

Entre os temas apresentados aos bispos, estão:

Processo de reforma das POM: O Papa Francisco exortou a urgência da renovação das POM em seu discurso ao Conselho Superior das POM em 1º de junho de 2018, afirmando que a preparação imediata do Mês Missionário Extraordinário 2019 “é uma ocasião providencial para renovar nossas Obras Missionárias”. Os frutos do Mês Missionário Extraordinário nos convidam a continuar no caminho de renovação rumo a uma fé, espiritualidade e formação missionária mais sólidas. O anúncio iminente da beatificação de Pauline Marie Jaricot, as celebrações em 2022 dos cem anos do caráter pontifício das Obras e os duzentos anos da fundação da Obra para a Propagação da Fé e os 400 anos da congregação para Evangelização dos Povos, oferecem uma oportunidade propícia para avançar no caminho da renovação das POM. O Papa Francisco no encontro com os diretores das POM em 2018 disse que as POM ainda são pouco conhecidas na sua missão pontifícia como organismo vinculado a Santa Sé. São portanto, obras do Papa à serviço da animação e cooperação missionária. Aqui no Brasil, instaladas em 1978 como e personalidade jurídica estatuto próprio, as Obras são conhecidas através da Infância e Adolescência Missionária (IAM), pelos conselhos missionários de seminaristas (COMISEs), Obra da Propagação da Fé com atividades com a Juventude Missionária, Famílias Missionárias e Idosos e Enfermos Missionárias e pela animação da Campanha Missionária no mês de outubro. No caminho sinodal de comunhão e participação fizemos parte do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e dos Conselhos missionários regionais e diocesanos.

Campanha Missionária: Tema em 2021: Jesus Cristo é missão – definido na Assembleia das POM no dia 27/11/20 – Lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). A coleta missionária no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro, é uma das ações da Campanha Missionária que tem objetivo de animar e cooperar com a missão universal. A coleta é enviada integralmente as Pontifícias Obras Missionárias que envia à Congregação para Evangelização dos Povos em Roma. Além da coleta, o mês de outubro é oportuno para intensificar a oração e o despertar da consciência da natureza missionária da Igreja. Distribuição da coleta: 80 % da coleta missionária é enviada para a Congregação da Evangelização dos Povos que administra um fundo internacional de solidariedade. Os 20% que ficam no Brasil serve para animação missionária, sendo que 2% é destinado ao Centro Cultural Missionário (CCM), 2% para Comissão Episcopal Missionária que distribui aos COMIRES, 6% para produção de materiais e envio para as dioceses e 10% é administrado pelas Pontifícias Obras Missionárias. No ano passado enviamos o material junto com a mensagem do Papa, mostrando os valores e onde são empregados os recursos da coleta missionária em todo o mundo.

Congresso Missionário Americano (CAM 6): Dias 17 a 23 de novembro de 2024 em Porto Rico. Processo de preparação: Em 2022: I Simpósio Internacional Missionário: 13 a 19 de fevereiro nas POM do Brasil e Assembleia continental das POM 20 a 22 de fevereiro em Brasília. Ano de 2023: II Simpósio Internacional Missionário: 13 a 18 de fevereiro de 2023. Local à confirmar.

Congresso Missionário Nacional: Dias 10 a 15 de novembro de 2023 na Arquidiocese de Manaus;

Novos secretários: Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF): Ir. Antônia Vânia e Pe. Genilson Sousa;

2ª Assembleia Nacional de coordenadores regionais dos COMISEs: dias 16 a 18 de abril de 2021 no formato on-line.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados