POM América: Retiro Quaresmal reflete o tema “A caminho de uma conversão missionária”

Na sexta-feira, 25 de março, foi encerrado o retiro quaresmal, em versão virtual, organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias da América. O retiro, para ministros ordenados e membros da vida consagrada, foi realizado de 23 a 25 de março e teve como tema “A caminho da conversão missionária”.

“Foram mais de 200 participantes de diferentes origens – comentou o Pe. Maurício da Silva Jardim, coordenador do POM na América e diretor nacional das POM no Brasil. O que mais me comoveu no caminho da conversão missionária foi o testemunho de fé, o ardor e a paixão missionária sem limites dos fundadores das quatro obras pontifícias”.

No marco das celebrações jubilares deste ano, as Pontifícias Obras Missionárias da América quiseram dedicar este retiro ao aprofundamento do carisma fundador das POM e seus fundadores: a Venerável Pauline Jaricot, o Bispo Forbin-Janson, Jeanne Bigard e o Beato Padre Paolo Manna.

“A gênese das POM começou com a jovem Paulina Jaricot, que em 1822 fundou a Pontifícia Obra da Propagação da Fé e criou a primeira rede mundial de oração e solidariedade para atender às necessidades dos missionários Ad Gentes”, destacou o diretor.

O retiro, marcado por duas meditações diárias, foi inaugurado pelo Card. Luis Antonio Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que tratou do tema “Um povo de peregrinos e evangelizadores “, seguido pelo Padre Dinh Anh Nhue Nguyen, OFM Conv, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária, que falou sobre “Vocação missionária e conversão em São Paulo Apóstolo e Paulo Manna, fundador da Pontifícia União Missionária”. O segundo dia foi a vez do Pe. Guy Bognon, PSS, Secretário Geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo, com “A vocação missionária de Jeanne Bigard, fundadora da Pontifícia Obras de São Pedro Apóstolo” e depois Ir. Roberta Tremarelli, AMSS, Secretária Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária com “A vocação missionária de Dom Charles de Forbin-Janson, fundador da Pontifícia Obra da Infância Missionária”.

Ontem, o Padre Tadeusz Jan Nowak, OMI, Secretário Geral da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, abordou o tema: “A vocação missionária de Pauline Jaricot, fundadora da POPF”, enquanto o Arcebispo Giampietro Dal Toso, Presidente PMS Internacional, concluiu o retiro com uma reflexão sobre “A vocação cristã e a conversão missionária”.

Fonte: www.ppoomm.va

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados