Planejamento da Campanha Missionária foi tema de reunião da equipe executiva das POM

O processo de preparação da Campanha Missionária deste ano tem acontecido, buscando fortalecer a presença missionária da Igreja neste período de enfrentamento de uma pandemia. Durante a manhã desta quarta, 10 de março, a equipe executiva das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil esteve reunida para projetar as ações a serem realizadas no mês de outubro, a partir da escuta das mais diversas realidades e dos conselhos missionários.

O tema do mês missionário foi escolhido durante a Assembleia Anual das POM, realizada em novembro de 2020. “Jesus Cristo é missão” será o tema norteador dos encontros da novena missionária que animam o mês de outubro. O lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20) foi escolhido pelo Papa Francisco, sendo iluminação bíblica para viver o mês missionário.

Segundo Pe. Maurício Jardim, diretor das POM, neste contexto de pandemia, a Campanha Missionária quer evidenciar o testemunho de pessoas que não aparecem em nosso meio eclesial e que estão sendo missionários da compaixão e da esperança. “São pessoas anônimas que estão na linha de frente: profissionais da saúde, famílias enlutadas com testemunho de esperança, moradores de rua, indígenas, educadores, empresários que mantiveram seus empregados, a solidariedade universal e a campanha A Amazônia precisa de você, como destaque em 2020, sendo um gesto concreto de solidariedade”, destacou Pe. Maurício.

Pe. Genilson Sousa, secretário da Propagação da Fé, chegou às POM no início deste ano e fala sobre o trabalho de escuta da realidade. “Estamos em um processo de discernimento na escuta do que Deus tem nos falados em contexto de pandemia, na sintonia com o Papa Francisco e na partilha com toda a equipe das POM. Buscamos um olhar aberto às diversas realidades em que Jesus Cristo manifesta seu amor misericordioso”, lembrou Pe. Genilson.

Também iniciando um trabalho à frente da secretaria da Infância e Adolescência Missionária, Ir. Antonia Vania de Sousa fala sobre o tema do mês missionário. “A Campanha Missionária deste ano com certeza nos levará a uma reflexão sobre a pessoa de Jesus Cristo, vivo e presente no rosto de cada irmão que sofre, que é deixado à margem da sociedade, bem como, naqueles que se dispõe a ajudar como verdadeiros Samaritanos do amor e da misericórdia”, destacou Ir. Vania.

POM planeja ampliar a comunicação
Também esteve em pauta durante a reunião o início de um projeto de formação missionária virtual, envolvendo as Obras, a campanha missionária e as demais atividades. O projeto prevê a criação de um canal de WEBTV gerenciado pelas POM, com programas de formação missionária.

Preparação do CAM 6
Estão definidas as datas em preparação ao Congresso Missionário Americano (CAM6):
Ano de 2022: I Simpósio Internacional Missionário: 13 a 19 de fevereiro nas POM do Brasil e Assembleia continental das POM 20 a 22 de fevereiro em Brasília.
Ano de 2023: II Simpósio Internacional Missionário: 13 a 18 de fevereiro de 2023. Local à confirmar.
CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL: 10 a 15 de novembro de 2023.
CAM6: 17 a 23 de novembro de 2024.

Outras notícias