Piauí realiza encontro com seminaristas

Aconteceu nos dias 11 e 12 de maio, no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, no Piauí, Regional NE 4 da CNBB, a “V Jornada de Pastoral” (Formise), que teve dentre seus objetivos desenvolver nos seminaristas a compreensão da importância e da necessidade de um esforço evangelizador e catequético orientado para a ação missionária na Igreja como resposta ao seu batismo.

WhatsApp Image 2019-05-17 at 12.19.04Ouvindo o convite feito pelo Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, foi refletido o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, participaram do encontro 130 seminaristas das oito dioceses do Piaui, bem como da diocese de Grajaú (MA).

O encontro foi assessorado pelo Pe. Antônio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária, que pontuou ao longo da Jornada: o despertar da consciência dos cristãos quanto à essência fundamental da finalidade da Igreja: a Missão; que a Missão da Igreja é evangelizar e fazer novos discípulos, caso contrário, trairá sua caminhada. Ser Igreja implica ser missionário. A missionariedade é o critério para medir a fecundidade cristã de seminaristas, padres, bispos, religiosos, leigos, enfim, todo cristão batizado.

WhatsApp Image 2019-05-17 at 12.18.37 (3)Desse modo, a missão não pode ficar restrita apenas a determinados grupos, pastorais e movimentos. A Igreja não existe em função de si mesma, ela é continuamente chamada a sair ao encontro do outro. Para que se concretize a saída em favor da evangelização dos outros, é preciso revitalizar a consciência de todos para a Missão. É necessário que este dinamismo missionário nos faça ir além fronteiras, sendo de fato apóstolos, ou seja, enviados.

Outras notícias