Pés a Caminhos: missão é encontro de amor

Por Pe. Idlain Dalusma*

Nesta primeira experiência Vocacional Missionária Nacional nas terras amazônicas passo a ter mais certeza de que a missão é essencialmente encontro. Um encontro que faz arder o nosso coração para o amor. Pois, na missão, o missionário ou a missionária não leva Jesus para os corações que não tinham, mas com o Jesus que está vivo nele, desperta o Jesus que está no coração da pessoa visitada ou encontrada talvez não vivenciado ou reconhecido.

Reflito que esta experiência vocacional-missionária não é importante apenas para os seminaristas em formação para se tornarem missionários ou jovens em formação para se tornarem consagrados e consagradas, mas para todos aqueles que receberam a graça santificante no sacramento do batismo para serem discípulos missionários e missionárias de Jesus. E essa vocação precisa ser vivenciada na sua totalidade e integralidade. Pois, isso faz parte da nossa ontologia e indiossincrasia cristãs e da identidade eclesial.

Não se pode esquecer que na formação dos seminaristas, religiosos e religiosas, se a dimensão humana é a matéria prima, a dimensão pastoral-missionária é a alma do apostolado, pois essas duas dimensões são intrinsecamente ligadas. Porém, elas permeiam e disciplinam as outras dimensões (intelectual, espiritual e comunitária). Ou seja, a dimensão pastoral-missionária é indissoluvelmente ligada à vida cristã. Como diz o Dom Luis na sua palestra para os seminaristas antes do envio missionário para as diversas comunidades: “a missiologia é a alma da teologia”. Eu acrescento dizendo que a missiologia é a teologia na prática, ou seja, a teologia é a vivência da missão no dia a dia e não apenas um discurso sobre Deus.

E é bom lembrar que essa vivência da missão não é apenas uma etapa no processo formativo, mas ela deve estar presente ardentemente no nosso coração durante toda a nossa existência como pessoas humanas e como cristãos. Pois, é esta chama ardente dentro do nosso coração que nos conduz ao encontro dos outros, e enxergar neles o próprio Jesus que sofre e que necessita. Ou seja, se o coração não arde os pés não andam (Lc 24,32-33).

Sendo assim, faz-se importante dizer que a missão não é só sair geograficamente mas é encontro. Encontrar-se primeiro para depois encontrar com o outro. Porque se sai sem essa abertura do coração, esse sair pode ser resumido apenas a uma viagem ou um passeio qualquer. Mas, a missão é sair de mim mesmo, dos meus gostos, jeitinhos, confortos, preconceitos e das minhas verdades que acho absolutas para encontrar com o outro, que tem a sua história, cultura e jeito de ser. São essas diferenças que nos enriquecem.

Enfim, a missão não é só sair de um lugar para outro, de uma casa para a outra de um estado para o outro ou de um país para outro, mas é ter um coração aberto e despojado para acolher, conhecer e valorizar a história e cultura do outro, partilhando a alegria do Evangelho. E, o belo e significativo nesse processo de sair ao encontro é que nos preenchem com trocas de experiências, aprendizados e conhecimentos. Pois, a missão não é exclusivamente para evangelizar os outros, ou seja, não se pode ter essa pretensão que somos especialistas missionários ou missionários especialistas, mas pelo encontro que acontece na missão também somos evangelizados.

* Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, em missão na formação da Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga

Comentários

2 respostas

  1. Quantas palavras verdadeiras foram ditas nesse testemunho. Se cada um de nós pudéssemos ter a experiência de estar em missão,de nos encontrar com o próximo,com sua realidade e necessidades,mudariamos totalmente nossa percepção do que é ser cristão.

  2. Estou fazendo um curso de Espiritualidade Cristã com Padre Idlain e tudo isso que estamos aprendendo nesse curso é o que está sendo colocado em prática nessa missão! Que Deus continue abençoando seus trabalhos e de todos os envolvidos nessa travessia missionária de grande importância para todo o nosso povo, especialmente esse de região tão distante da nossa… “Levar o evangelho de Jesus Cristo à todos os povos até os confins da terra.” ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor