Pés a Caminho: Luzes para o caminho

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), promoveram entre os dias 05 a 17 de janeiro de 2023 a 1a Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a caminho”. Dentre os 280 missionários e missionárias, provenientes de todos os regionais da CNBB, estavam presentes: cristãos leigos e leigas, seminaristas, padres, formadores, religiosos (as), juventude missionária e bispos.

Os participantes indicaram algumas luzes a partir do que viram, ouviram e sentiram:

  • Jesus é o Missionário do Pai. Ele anuncia e inaugura o Reino de Deus. A Igreja que coopera com a missão de Deus, é conduzida e iluminada pelo Espírito. (Lc 4,14-21; At 1,8)
  • A realidade da região amazônica é mais complexa, rica e plural do que imaginávamos. A Igreja que está na Amazônia busca ser viva, ministerial e profética. É importante considerar a força da realidade e da proximidade com o povo de Deus, iluminadas pela sua Palavra, no processo de conversão: o que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da palavra da Vida, nós vos anunciamos. (cf. 1Jo, 1)
  • A missão é vocação: em todos os âmbitos e lugares, necessitamos trabalhar em favor da construção de uma Igreja em saída, fortalecendo uma cultura vocacional missionária: “corações ardentes, pés a caminho.” (cf. Lc 24, 32-33)
  • A missão é fundamento da vocação cristã: Nós, seminaristas, padres, formadores(as), religiosos(as), leigos(as) e bispos, somos chamados a assumir a missão como estilo de vida: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! (cf. Mc 16,15)
  • Reconhecemos a transversalidade da missão no processo formativo do discípulo missionário. A missão é natureza da Igreja, faz parte do cotidiano e deve levar ao deslocamento existencial e vocacional do cristão. Ela não se restringe a eventos, atividades ou a uma dimensão. (AG 2)
  • O encontro com Jesus Cristo faz nascer a missão que exige oração, estudo e participação na vida da comunidade eclesial missionária. É compromisso com a própria vocação preparar-se bem para uma “Igreja em saída”. Nos seminários, o COMISE possibilita a cooperação, animação, articulação e a integração desses e outros elementos no processo formativo. (DCE 1)

 

Com o coração abrasado de gratidão, nós missionários e missionárias desta 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional suplicamos a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, a Virgem Senhora da Amazônia que nos acompanhe neste caminho de discípulos missionários.

Manaus, 17 de janeiro de 2023

Acesse o documento “Pés a Caminho: Luzes para o caminho” em PDF

Outras notícias