Pe. Maurício Jardim é eleito coordenador continental das POM

No dia 11 de novembro, os Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias do Continente Americano se encontraram de forma online. Escolheram Pe. Maurício Jardim, Diretor Nacional das POM no Brasil, como o novo coordenador da instituição para a América, por um período de três anos.

A eleição foi realizada após o comunicado do Diretor Nacional das POM do Uruguai, que apresentou a sua renúncia à Direção Nacional do seu país. Após nove anos à frente da entidade no Uruguai e quatro anos ao serviço da coordenação continental, Pe. Leonardo Rodriguez deixa a coordenação ao decidir iniciar uma experiência de vida eremítica.

Pe. Leonardo destacou a importância da articulação continental na animação do serviço das POM. “A coordenação continental das POM traduz-se num forte empenho no serviço da fraternidade, na comunhão e na animação das iniciativas que a Assembleia Geral realiza nas suas sessões anuais, bem como no acompanhamento das inquietações e necessidades através do vínculo com a Presidência e o Secretariado Internacional das POM. Os diretores, durante a eleição, ao pensar em Pe. Maurício para este serviço consideraram a personalidade, experiência e sabedoria como garantia de um período fecundo” destacou.

Pe. Maurício Jardim lembrou as motivações para assumir essa função em um tempo de celebrações importantes para a caminhada das POM. “Com surpresa e temor aceitei este novo desafio missionário às POM das Américas em espírito de fraternidade universal, serviço e comunhão. Este serviço surge às vésperas de importantes celebrações que marcam o carisma fundacional das POM: os 200 anos da POPF, os 100 anos do caráter Pontifício, os 150 anos no nascimento do beato Paulo Manna, a beatificação de Pauline Jaricot e os 400 anos da Congregação para Evangelização dos Povos. O ano de 2022 com todas estas celebrações, nos coloca em contínuo processo de renovação que nos faz olhar com mais atenção para o testemunho da serva de Deus Paulina Jaricot. Ela, a partir de uma fé madura, entrega sua vida à causa missionária aberta à universalidade, criando uma rede oração e solidariedade para sustentar a missão universal. Além destes motivos que impulsionam o processo contínuo de renovação das POM, estamos caminhando rumo ao CAM 6 que será acolhido em Porto Rico em 2024. Agradeço a confiança de todas as direções nacionais que me confiaram esta nova responsabilidade, que espero assumir com paixão a causa missionária. Que nossa vida de fé, missão e universalidade marquem o itinerário de aprofundamento de nosso carisma que está à serviço do Papa e das Igrejas locais”, destacou Pe. Maurício.

 

Outras notícias