Paulo VI atribuiu a Pauline Marie Jaricot a intuição, a iniciativa e o método de Propagação da Fé

De 9 a 12 de novembro de 1972, por ocasião do 150º aniversário de fundação da Obra para a Propagação da Fé e 50º aniversário de seu reconhecimento como Obra Pontifícia, foi realizada em Lyon uma conferência missionária internacional sobre o tema “Obras missionárias mulheres pontifícias sob o signo da colegialidade apostólica”. Paulo VI dirigiu uma mensagem ao Congresso em 22 de outubro de 1972, que foi lida pelo Cardeal Alexandre Renard aos 320 participantes. Para o Papa, as Pontifícias  Obras Missionárias são oferecidas a todos os cristãos como “instrumentos privilegiados do Colégio Episcopal unido ao Sucessor de Pedro e, com ele, responsável pelo Povo de Deus, que é inteiramente missionário”.

Paulo VI apresenta Pauline Marie Jaricot como uma “verdadeira filha da Igreja, tão radicalmente dedicada à causa das missões longínquas e ao mesmo tempo tão preocupada com os problemas do mundo do trabalho ao seu redor” (Documentação catholique, 3 de dezembro de 1972, n ° 1621, p. 1056). O Papa deseja sinceramente que, num clima de fraternidade alegre, escuta atenta, reflexão intensa, oração viva, estes grupos internacionais contribuam para a ação missionária da Igreja. Iluminação adequada para despertar um novo impulso.

É a ocasião para o Papa lembrar que a semente lançada na terra por Pauline Marie Jaricot se tornou uma grande árvore. “Esta jovem soube enfrentar, desde 1819, uma necessidade urgente da Igreja e associar a ela todo o Povo de Deus; seus pontos de vista provaram ser perspicazes e verdadeiramente proféticos. Com razão, a Obra de Propagação da Fé, fundada em 1822, hoje reconhece toda a parte que corresponde à intuição, iniciativa e método deste secular Lyon. E sim, com abnegação, deixou que outros desenvolvessem esse trabalho, porém, foi, em suas próprias palavras, “o primeiro fósforo a acender o fogo”.

Mas essa observação não basta, explica Paulo VI. “Ainda temos que discernir a origem desta chama. Sabemos o quanto o seu zelo missionário se alimentou de uma profunda vida interior: ele quis estar totalmente disponível para o amor de Deus, com um espírito de infância que prenunciava o de Santa Teresa de Lisieux. E esta generosidade mística, fruto de uma graça do Salvador, estava enraizada em todo um contexto providencial de acontecimentos e relações que o ajudaram a desenvolver esta vocação. Permitiu-lhe encontrar e executar sem demora gestos concretos e corajosos: quem não conhece a adoção do ‘centavo’ sacrificado todas as semanas pelas missões, então esta brilhante organização de doadores às dezenas, às centenas, aos milhares? Mais do que muitos outros, enfim, ele teve que encontrar, aceitar e superar no amor um somatório de disputas, fracassos, humilhações, abandonos, que deram à sua obra a marca da cruz e sua misteriosa fecundidade. Os congressistas de Lyon reconhecerão, nesta dedicação a Cristo, esta partilha da Igreja, este compromisso eficaz e esta paciência evangélica, características essenciais e insubstituíveis do apostolado ”.

Para Paulo VI, a semente, modestamente lançada ao solo por Pauline Marie Jaricot, tornou-se uma grande árvore. De facto, explica o Papa, “A Obra de Propagação da Fé difundiu-se sem cessar, com a preocupação católica, isto é, universal, de todas as missões. Hoje é organizado em mais de setenta e cinco países em cinco continentes. É ajuda espiritual e material mútua nas dimensões da Igreja. Com as Pontifícias Obras da Infância, o Apóstolo São Pedro e a União Missionária do Clero, ligada à Congregação para a Evangelização dos Povos, constitui, sem exclusividade, a expressão e instrumento privilegiado da missão inalienável da Igreja: a difunde entre todos os homens a clareza de Cristo que resplandece no rosto da Igreja” (Lumen gentium, n ° 1) O grande encontro de Lyon exigirá, sem dúvida, uma consciência viva, e nos unimos de todo o coração na sua ação graças.

A seguir, o Papa Paulo VI oferece algumas ideias para enfrentar a situação global dos problemas missionários. Referiu algumas queixas contra a atividade missionária da Igreja: falta de liberdade religiosa em certas regiões do mundo; falta de trabalhadores e recursos; enfraquecimento da consciência missionária do próprio povo cristão, agravado pela incerteza, mesmo por críticas intensas; acusação de proselitismo incompatível com a liberdade religiosa; acusação à Igreja de negligenciar os valores socioculturais das nações jovens. O Papa observa também várias outras críticas: o recurso precipitado e excessivo aos sacramentos, a ausência de formação de um laicado responsável, a assistência paternalista, uma ocidentalização imposta às Igrejas da Ásia e da África, etc.

Para o Papa, a missão não é restrição ou propaganda indiscreta, mas testemunho ativo. Salienta que uma comunidade cristã não missionária está condenada à asfixia espiritual. Aborda também a questão das relações entre as culturas e o cristianismo, convidando ao reconhecimento da riqueza contida nas várias culturas ou religiões, não sem valorizar a evangelização, mas também o desenvolvimento e a assistência técnica, que não devem substituir a atividade missionária. O Papa insiste também no lugar a ser dado aos dias missionários, porque permitem aos cristãos um novo olhar sobre as missões, sintam as necessidades e os levam a «considerar a evangelização local e a evangelização à distância. Integrados nas missões. Missionários. pastoral cuja única fonte é Cristo ”. É também uma oportunidade para despertar cada vez mais vocações verdadeiramente missionárias, sacerdotes, religiosos e religiosas, membros de institutos seculares, leigos celibatários ou famílias, chamados a cooperar na diversidade e complementaridade de ministérios e organizações Dons espirituais (cf. 1 Cor 12, 4-11).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77