Pauline Jaricot e a missão ad gentes

Por Pe. Antônio Niemiec CSsR*

Pauline Jaricot, aos dezessete anos, já tinha em mente e no coração a convicção sobre a dimensão universal que uma comunidade cristã deve cultivar e viver. Em seu coração, a jovem amadureceu a consciência de que a oração é uma força transcendente que move montanhas, e a caridade, uma linguagem global, capaz de chegar a todas as pessoas, em todos os cantos do planeta. Nesse sentido, essa jovem pode ser hoje um modelo para a Igreja do século XXI.

Nascida em uma família profundamente católica, Pauline teve uma infância feliz, caracterizada pelo carinho e pela profunda fé de seus pais e irmãos. Ainda assim, na adolescência, Pauline distancia-se de Deus. Mas, aos 17 anos, o Senhor toca-lhe o coração e provoca uma mudança interior. A graça de Deus inunda seu coração, ilumina sua mente e muda sua vida para sempre.

Ao longo do seu caminho de aprofundamento da Palavra de Deus, a jovem compreende, assim como o fez Santa Teresa de Lisieux, que “o amor é tudo e abrange todos os tempos e todos os lugares” e, por isso, deve chegar a todas as pessoas porque “Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4). Pauline encontra sua vocação cristã – uma vocação de presença e comunicação de amor – no “trabalho em rede”. Ela promove iniciativas que unem os fiéis na oração, experimentando seu poder transformador e que, ao mesmo tempo, abre os corações dos fiéis para aliviar as misérias e sofrimentos de pessoas próximas e, sobretudo, os de pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, que vivem “nos confins da terra”.

Dessa intuição de Pauline, de sua paixão por Cristo e pelas pesssoas, nascem as Pontifícias Obras Missionárias que, até hoje, promovem a dimensão universal da oração e da caridade missionária, trabalhando a serviço do Papa para o crescimento do Reino de Deus e da Igreja.

Pauline Jaricot é animada por um extraordinário ardor missionário. Esse zelo a faz dar início ao movimento do Rosário Vivo e, depois, à Associação para a propagação da fé. Na oração e na Eucaristia, ela encontra sua força espiritual para realizar múltiplas ações caritativas e de caráter universal. Mulher de ação, dedica-se incansavelmente ao apostolado, promovendo iniciativas audaciosas a serviço da evangelização e por maior justiça social.

Com alguns amigos, entre operários e familiares, unidos pelo mesmo espírito de caridade missionária, ela idealiza uma coleta financeira, chamada “moeda pauline”, para apoiar e ajudar missionários que, pioneiros da proclamação do Evangelho, vivem e atuam em terras distantes. A intuição é simples e ao mesmo tempo extraordinária, e pode ser resumida na expressão “o pouco de muitos”, inspirada na oferta da viúva do Evangelho. O mecanismo é fácil e eficaz: cada pessoa cria um grupo de dez pessoas e cada uma dessas, por sua vez, forma outro grupo de dez, e assim por diante.

Esse trabalho de angariação de fundos é colocado ao serviço da missão ad gentes. O que a motiva é a consciência e convicção de que cada batizado é discípulo missionário e é chamado a participar e a cooperar, na medida do possível, no sustento de pequenas comunidades cristãs do outro lado do mundo.

Pauline oferece, assim, sua peculiar e extraordinária contribuição à sensibilidade e à atividade missionária da Igreja, revigorada e retomada no início do século XIX. Graças a essa jovem, a sensibilidade e preocupação missionária foi sendo expandida e compartilhada por todo o povo de Deus, com a ideia de que todos os batizados – e não apenas os religiosos, enviados para terras distantes – fossem autênticos protagonistas da missão, incluída a missão ad gentes.

Dada sua simplicidade e eficiência, o sistema criado por Pauline se espalhou rapidamente na Europa e em outros lugares.

Receosa de que esse mecanismo venha a assumir uma face puramente financeira, e também em resposta às necessidades espirituais consideradas essenciais em seu tempo, ela cria a corrente do Rosário Vivo. Dispõe suas intuições espirituais voltadas ao serviço apostólico e à atividade missionária até os confins do mundo nas mãos de Maria, rainha das missões. Ela cria e envolve vários grupos de quinze pessoas – cada pessoa representa um mistério – comprometidos com a recitação diária do rosário.

Pauline, com seu modo de viver e de atuar, nos ensina que a vivência da missionariedade e a cooperação com a missão universal, ad gentes, tem sua fonte na contemplação, na Eucaristia e em profunda união com Cristo.

Seu legado está muito presente na Igreja: a Associação para a Propagação da Fé, que ela fundou, foi elevada à categoria de “Obra Pontifícia”, em 1922. Hoje, essa Obra contribui eficazmente para a vida das dioceses e prelazias mais necessitadas no mundo inteiro.

* Secretário da Pontifícia União Missionária

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor