Papa nomeia novo presidente internacional das POM

O Papa Francisco nomeou o padre Emilio Nappa, atualmente funcionário da Secretaria de Economia, como secretário adjunto do Dicastério para a Evangelização com o cargo de presidente das Pontifícias Obras Missionárias, conferindo-lhe o título de arcebispo e designando-lhe a sé titular de Satriano.

Don Nappa nasceu em 9 de agosto de 1972 em Nápoles. Ordenado sacerdote pela Diocese de Aversa em 28 de junho de 1997, obteve o doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em 2004. Ocupou diversos cargos na Diocese, entre os quais reitor da Igreja de San Rocco, diretor e permanente professor de Teologia Fundamental no Instituto Superior Interdiocesano de Ciências Religiosas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo Área Casertana em Cápua e cônego da Catedral. Além disso, era colaborador local da Nunciatura Apostólica na Itália e funcionário da Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Desde setembro de 2022 é funcionário da Secretaria para a Economia.

Despedida de Dom Giampietro
O novo presidente sucede a Dom Giovanni Pietro Dal Toso, que concluiu seu mandato. Em sua carta anunciando o fim de seu mandato como Presidente das POM, Dom Giampietro Dal Toso agradece pela experiência vivida. “Agradeço a Deus por estes anos de grande experiência missionária e agradeço também a todos com quem pude colaborar, a começar pelos Secretários Gerias e pelo Encarregado para a Administração. Em particular, porém, gostaria de agradecer a cada um de vós pelo testemunho que me deram e pelo zelo com que se comprometeram em proveito das missões. Durante estes anos pudemos promover o espírito das POM. especialmente graças à inspiração que nos foi dada pela beatificação de Pauline Jaricot, e criar um clima de comunhão entre nós”

Outras notícias