“Acolher Deus com humildade e generosidade”, diz papa Francisco

por Cristiane Murray

Para acolher o projeto de Deus, como fez Maria, é preciso humildade e generosidade, a mesma atitude de seu Filho quando veio ao mundo. Foi o que explicou o papa antes de rezar o Angelus, da janela de seu escritório com os fiéis que participaram da oração, na Praça São Pedro.

O anúncio do anjo a Maria e sua reação
A poucas horas do Natal – cuja Vigília será celebrada na Basílica de São Pedro – o Papa comentou a narração de Lucas em que o anjo anuncia a Maria que conceberá um filho. Francisco analisou a resposta de Maria:

“Maria não se exalta diante da perspectiva de se tornar a mãe do Messias ”

“Uma frase breve, que não fala de glória, de privilégio, mas somente de disponibilidade e serviço. Maria não se exalta diante da perspectiva de se tornar a mãe do Messias, mas permanece modesta e expressa a sua adesão ao projeto do Senhor. Maria non se vangloria, é humilde e modesta, como sempre”.

“Este comportamento – ressaltou o papa – nos faz entender que Maria é realmente humilde e não tenta se mostrar; reconhece que é pequena diante de Deus e feliz por ser assim. Ao mesmo tempo, sabe que de sua resposta depende a realização do projeto de Deus”.

Deus exalta os humildes
“Maria – comentou o papa – se revela a colaboradora perfeita do projeto de Deus e no Magnificat proclamará que ‘Deus exaltou os humildes’”.

“Admiramos nossa Mãe por sua resposta ao chamado e à missão de Deus e peçamos a ela que ajude cada um de nós a acolher o projeto de Deus em nossas vidas com sincera humildade e corajosa generosidade”, concluiu o papa.

Fonte: Rádio Vaticano

Outras notícias