Papa Francisco chama os cristãos a darem um testemunho de vida que atraia, sem exigir nem obrigar

No Vídeo do Papa de outubro, o Papa Francisco pede que todos sejam discípulos missionários na vida cotidiana, nas atividades do dia-a-dia, testemunhando o encontro com Jesus e vivendo inspirados pelo Evangelho.

O Vídeo do Papa acaba de ser divulgado, trazendo a intenção de oração que Francisco confia à Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa. Em outubro, mês em que começa o Caminho Sinodal e se celebra o Dia Mundial das Missões, o Santo Padre mergulha no tema da evangelização da Igreja e nos chama a ser discípulos missionários.

Esta missão a que todos nós batizados somos chamados centra-se, sobretudo, em “estarmos disponíveis ao Seu chamado e vivermos unidos ao Senhor nas coisas mais cotidianas, no trabalho, nos encontros, nas ocupações diárias, nas casualidades de cada dia, deixando-nos sempre guiar pelo Espírito Santo”.

De igreja missionária a discípulos missionários
Dentro de alguns dias começará o Caminho Sinodal da Igreja, um apelo a caminhar juntos, como “Povo de Deus peregrino e missionário”. Já no Vídeo do Papa de agosto de 2021, Francisco havia sublinhado a vocação própria da Igreja, que é evangelizar. Na ocasião, ele defendeu uma Igreja mais missionária, através de atitudes que começam com a reforma de cada um de nós.

Este mês o Papa reforça este apelo, convidando homens e mulheres a deixarem-se “mover” por Cristo e assim darem testemunho de uma vida que contagia os outros, que atrai sem forçar nem exigir. No vídeo, ele nos diz que cada testemunho de vida provoca admiração, e a admiração faz com que os outros se perguntem: “Como é possível que ele seja assim?” ou “De onde essa pessoa tira o amor com que trata a todos, a gentileza, o bom humor?”

Ser missionário é buscar e fomentar o encontro pessoal, face a face, pessoa a pessoa. No livro-entrevista “Sem Ele não podemos fazer nada. Uma conversa sobre o ser missionário no mundo de hoje, onde se recolhe um intercâmbio de ideias entre o Papa Francisco e o jornalista italiano Gianni Valente, o Santo Padre diz claramente que “a Igreja cresce por atração e testemunho”. Trata-se de viver perto de Jesus, no encontro com os outros: “Se é Cristo que atrai você, se você se move e faz as coisas porque é atraído por Cristo, as pessoas então irão dar-se conta disso sem esforço. Não há necessidade de demonstrá-lo, e muito menos ostentá-lo”. Trata-se de incorporar o Evangelho na vida cotidiana. Um fogo que acende outro fogo.

Missão e sinodalidade
“Uma Igreja sinodal só pode ser uma Igreja missionária, porque a missão só pode começar com aquele dinamismo de escuta recíproca que é premissa e condição para acolher o que o Espírito sugere à Igreja”, afirma o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech. “Só rezando e abrindo os olhos a tudo que nos cerca – recorda o Papa Francisco – será possível perceber a ação já operante do Espírito e ser uma Igreja em movimento, missionária, que evita a autorreferencialidade e é capaz de ser para todos aquele ‘sacramento de cura’ de que o mundo tanto precisa”.

Discernir e reconhecer a ação do Espírito Santo
O Pe. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, lembra que “as intenções de oração do Papa, que são apresentadas a cada mês, fazem parte da oração e do discernimento do Santo Padre. Estas intenções de oração, no contexto do Caminho Sinodal iniciado pela Igreja, como Povo de Deus, são um convite a discernir e reconhecer como o Espírito do Senhor nos chama a viver os desafios da humanidade e a missão da Igreja. Não esqueçamos que o Caminho Sinodal visa à missão, a uma Igreja missionária “de portas abertas” (EG, n.46) e encontra sua fonte na oração”.

Outras notícias