Papa Francisco anima Religiosos(as) brasileiros(as)

* Por Pe. Jaime C. Patias

Na abertura da Primeira Semana da Vida Religiosa Consagrada no Brasil, mais de 60 religiosas e religiosos brasileiros que vivem em Roma, se reuniram na Praça São Pedro, neste domingo, 16 de agosto, para um momento memorável: rezar a oração do Angelus com o Papa Francisco. A ideia nasceu no coração do padre Orlando Zanovelli, CSSp, da Congregação do Espírito Santo, e logo ganhou o apoio do “Grupo Zero” que anima as religiosas e religiosos brasileiros em Roma, o RBR. “O trabalho de coordenação e execução desta iniciativa entre nós, causou-me uma profunda alegria e gratidão”, sublinha padre Orlando.

Religiosas-e-religiosos-brasileiros-na-Praça-São-Pedro-em-Roma_Foto_Jaime-C.-Patias-4-1024x683
Religiosas e religiosos brasileiros na Praça São Pedro em Roma. Foto: Jaime C. Patias

Próximo ao meio dia, sob o sol escaldante do verão europeu, eles e elas chegaram de todos os cantos e foram passando o controle entre as colunas de Bernini que circundam a Praça, portando bandeiras, faixas, símbolos da Amazônia e a Imagem da Mãe Aparecida. Nem o uso obrigatório das máscaras para conter a pandemia, escondeu no rosto a alegria do reencontro de tantos carismas comprometidos com a missão mundo afora. Os gestos e os cânticos surgiam espontaneamente e Roma pode ouvir novamente um dos mantras entoados durante o Sínodo para a Amazônia. “Tudo está interligado, como se fôssemos um… nesta Casa Comum”. E não poderia faltar “Santa Mãe Maria, nessa travessia. Cubra-nos Teu manto cor de anil”, no momento em que as mortes por Covid-19 no Brasil já somam 107.852 (16/08/2020).

“Sentíamos falta desses momentos, tínhamos tanto para compartilhar. Poder ver o rosto e perceber a alegria de estarmos ali neste tempo desafiador foi algo marcante e encantador”, descreve padre Júlio César Werlang, missionário da Sagrada Família e membro do Grupo Zero. “Unidos na oração, na diversidade da missão e no compromisso com a vida em todas as suas expressões, experimentamos a manifestação do amor de Deus na comunhão com o Papa Francisco”, destaca padre Júlio.

E quando Francisco apareceu na janela a manifestação do grupo foi singular, conforme relata, a Irmã Maria José Meira Dedé, das Carmelitas da Caridade de Vedruna. “Estávamos ali de corpo e alma em comunhão com toda a Vida Religiosa. Nós nos unimos à oração do Angelus e o Papa se uniu à nossa oração. A comunhão, nesse momento foi fantástica. Voltamos para nossas casas fortalecidas e fortalecidos na certeza de sermos ‘amadas e amados, chamadas e chamados por Deus’”, conta a religiosa.

O momento do Angelus se tornou um sinal da vitalidade, profecia e utopia presente na multiplicidade dos carismas. “Estar na Praça São Pedro em Roma assume esse significado da internacionalidade e da interculturalidade na Vida Religiosa”, explica a Irmã Maria Augusta de oliveira, das Servas de Maria Reparadoras. “Celebrar a Vida Religiosa em comunhão com todas as missionárias e missionários brasileiros espalhados pelo mundo e com o nosso profeta, o Papa Francisco, que nos convida hoje a sermos Vida Religiosa em saída, renova a nossa vocação, na certeza de que somos missão nesta terra”.

Francisco-durante-Angelus-1024x836As palavras do Papa
Após rezar o Angelus, Francisco se dirigiu ao grupo de forma afetuosa. “Saúdo os religiosos brasileiros presentes aqui em Roma, com muitas bandeiras. Estes religiosos seguem espiritualmente a Primeira Semana Nacional da Vida Consagrada, que é celebrada no Brasil” (16 a 22 de agosto). O Papa desejou uma boa Semana e encorajou: “em frente” (avante).

Essas palavras “refletiram meus sentimentos e escolhas, e encontraram eco nesse momento delicado e santo da Vida Consagrada tão agitada pelas ideologias e medos”, comenta o monge Beneditino Camaldolense, Cristiano de Oliveira Sousa, OSB Cam. E complementa: “Aquele ‘avante’ proferido pelo Papa tem uma substância vital que precisa ser metabolizada por nós. Estou ainda refletindo sobre esse ‘em frente’. Ajuda a humanizar e a recobrar o ânimo pela missão e a vocação”.

Desde Brasília, a Presidente da CRB Nacional, Irmã Maria Inês Vieira, agradeceu a todos que estiveram na Praça São Pedro e ao RBR pela comunhão. “O gesto do Papa Francisco mencionando vocês em comunhão conosco e depois se dirigindo a nós, foi fantástico. Emocionou o Brasil”.

Irmã Cláudia Camara, SDS, das Irmãs Salvatorianas, recorda que as palavras de Francisco “sempre encorajam e animam a seguir em frente com renovada esperança. Sou muito grata por ter participado deste momento, ter encontrado tantas religiosas e religiosos que vibram pela missão ao celebrarmos juntos o nosso dia. Que possamos manter sempre esta unidade entre nós e compartilhar da vida que se faz missão através de nossa doação”.

Religiosas-e-religiosos-brasileiros-na-Praça-São-Pedro-em-Roma_Foto_Jaime-C.-Patias-3-1024x683
Religiosas e religiosos brasileiros na Praça São Pedro em Roma. Foto: Jaime C. Patias

Esse mesmo sentimento contagiou todo o grupo, conforme ressalta a Irmã Helena Marques Pimenta, CSAC, das Irmãs Palotinas. “Somos gratas por esta oportunidade de celebrar o dom da Vida Religiosa, com a bênção do nosso Papa Francisco. Foi um momento de particular emoção e motivação. A Mãe Aparecida é o Modelo da Vocação por excelência. Com ela pudemos evidenciar a particularidade de ser brasileiros: na alegria e na dor, mas firmes na opção. Queremos continuar ouvindo aquele ‘avante’”.

Reunir diante da Basílica de São Pedro representou um testemunho público e causou um impacto positivo, conforme avalia a Irmã Isair Barbaro, FDC, das Filhas do Amor Divino. “Sentimos uma nova efusão do Espírito Santo, onde não existem distâncias e nem barreiras para a revelação do amor de Deus, a solidariedade e a esperança. Este foi também um grande testemunho público, pois muita gente nos fotografou”. Segundo a religiosa, esses momentos deveriam se repetir, sobretudo nesta fase sofrida da história em que o mundo, em especial o Brasil, enfrenta esse terrível coronavírus.

Nesse sentido, as máscaras nos rostos dos religiosos e religiosas, mostraram solidariedade e sintonia com os que mais sofrem nessa pandemia.

Com o tema “Amadas e amados, chamadas e chamados por Deus”, a Semana Nacional da Vida Consagrada segue uma programação especial e iniciativas em todos os Regionais da Conferência dos Religiosos no Brasil (CRB).

* Conselheiro Geral dos Missionários da Consolata

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77