Pandemia pode duplicar o número de famintos

O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas calculou que o impacto econômico da pandemia do Covid-19 poderia quase duplicar o número de pessoas que sofrem de fome aguda no mundo, de 135 milhões em 2019 para 265 no final do ano. A situação dramática no Sul do Sudão, o país onde a insegurança alimentar é mais grave no mundo.

Uma segunda pandemia silenciosa ameaça se alastrar em todo o mundo, como consequência do impacto econômico do Covid-19. Não é contagiosa, mas poderá fazer muito mais vítimas, especialmente nos países afetados por conflitos e catástrofes naturais. Trata-se da fome aguda que, segundo o Relatório Global sobre as Crises Alimentares realizado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas e 15 outros parceiros humanitários e de desenvolvimento, poderá afetar 265 milhões de pessoas até ao final do ano, quase o dobro dos 135 milhões que sofreram em 2019.

Em perigo a vida de 30 milhões de pessoas vulneráveis
O Pam e os parceiros escrevem que, se não forem tomadas medidas rápidas para fazer face à pandemia na África e no Oriente Médio, o Covid-19 poderá dar “um golpe fatal nas comunidades já à beira da sobrevivência nos países de baixos rendimentos”. A fome, recordam, é principalmente causada por conflitos, alterações climáticas e recessões econômicas. Mas para além de combater a propagação do vírus, todos os programas de assistência alimentar, incluindo o da Pam, “que oferecem uma âncora de salvação a quase 100 milhões de pessoas vulneráveis em todo o mundo”, devem ser mantidos e até mesmo reforçados. A agência da ONU está muito preocupada “com os 30 milhões de pessoas que vivem à margem em países frágeis e que já sofrem de fome, violência e doenças extremas”. As suas vidas estão em perigo.

Os números de 2019 do Relatório global sobre a crise alimentar
Em 2019, o relatório afirma que a maioria das pessoas que sofriam de insegurança alimentar aguda se encontrava em países afetados por conflitos (77 milhões), alterações climáticas (34 milhões) e crises econômicas (24 milhões). Houve dez piores crises alimentares: Iêmen, República Democrática do Congo, Afeganistão, Venezuela, Etiópia, Sudão do Sul, Síria, Sudão, Nigéria e Haiti. Nestes países, 88 milhões de pessoas sofreram uma fome aguda, 66% do total mundial.

Ajuda para 97 milhões de pessoas, hoje em segurança antivírus
O Pam adaptou os seus programas para limitar a propagação do Covid-19 e garantir a segurança dos seus assistidos, colaboradores e parceiros. Desde o final de janeiro, enviou remessas de ajuda humanitária e médica para 86 países para apoiar os governos e os parceiros de saúde na luta contra o novo coronavírus. As remessas incluem equipamento de proteção pessoal, como máscaras, luvas e jalecos, ventiladores, kits médicos de emergência, kits de anestesia, macas, termômetros, sacos para o corpo e material de purificação de água, bem como equipamento logístico. Em 14 de abril, o Pam começou a enviar remessas médicas, incluindo um milhão de máscaras, do seu recentemente concluído centro regional humanitário em Adis Abeba para mais de 50 países de toda a África, nos chamados “voos da solidariedade”.

Continuar a financiar programas de ajuda alimentar
“O Covid-19 é potencialmente catastrófico para milhões de pessoas que já estão por um fio”, explica o economista do Pam, Arif Husain, é um golpe de martelo para mais milhões que só podem comer se ganharem um salário. Os fechamentos e a recessão econômica global já dizimaram os seus alimentos. Basta somente um outro golpe, como o contágio do Covid-19, para os empurrá-los para além do limite. Temos agora de agir coletivamente para mitigar o impacto desta catástrofe global”.

Fonte: Vatican News

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77