Os biomas e a educação mobilizadora

de Ivo Poletto *

Tive oportunidade de estar em algumas localidades para refletir sobre a temática da relação entre os biomas e a defesa da vida, animando a Campanha da Fraternidade deste ano. Fiquei feliz ao perceber que todas as pessoas têm vontade de compreender bem essa relação, e ao mesmo tempo, que todas se sentem muito preocupadas com o que está acontecendo nos biomas do Brasil. Na verdade, todas se dão conta de que o bioma em que vivem sofreu muitas mudanças, e de que elas estão aumentando as dificuldades de viver nele.

Ouça o programa de rádio sobre os biomas e a educação

Entre as pessoas interessadas destacam-se as dedicadas à educação. Foi o que aconteceu, por exemplo, em Porto Alegre do Norte, no Mato Grosso, num encontro realizado nos dias 30 e 31 de março. A iniciativa da prelazia de São  Biomas brasileirosFélix de convidar as escolas municipais e estaduais, bem como os agentes de saúde do município e da região teve resposta animadora. O encontro já foi organizado e animado por uma equipe representativa dessas instituições, e foi pensado como parte de um processo que se estenderá até o final do ano.

Quando se tem presente o que significa dar-se conta que o bioma em que se vive tem uma longa história e foi dado de presente como um jardim vivo e fonte de vida maravilhoso e único aos seres humanos, a temática dos biomas se torna um convite apaixonante para decidir que é urgente organizar-se para cuidar do que ainda existe daquele jardim original, e para gerar iniciativas de recuperação das condições de vida que foram destruídas ou estragadas por ações humanas, no campo e nas cidades.

Mesmo contando com presença de povos humanos há mais de doze mil anos, foi a partir de 1950 que as mudanças ganharam velocidade. E hoje, depois de praticamente acabar com a cobertura vegetal da Mata Atlântica e do Cerrado, a Amazônia está sendo rapidamente agredida. E as cidades se tornaram quase depósitos dos expulsos do campo, sem cuidados a vida, com as fontes de água e com o que contamina a atmosfera.

Por isso tudo, é urgente, sim, colocamos escolas, igrejas, saúde pública, movimentos sociais e todas as pessoas de boa vontade a serviço da criação de consciência crítica e de ações de recuperação das boas condições de vida em todos os biomas do Brasil.

* Ivo Poletto, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS): www.fmclimaticas.org.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77