Organizações ambientalistas e camponesas manifestam sua posição sobre o PL da grilagem

O prazo para a votação da MP 910/2019 expirou nesta terça, dando lugar ao PL 2633/2020. Sem discussão prévia ou trâmite por comissões, o PL da Grilagem, como tem sido chamado o PL 2633, aguarda pedido de requerimento de urgência e deve ser votado nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados.

Originado na MP 910, o Projeto de Lei 2366/2020 está sob relatoria do deputado amazonense Marcelo Ramos (PL/AM). Apesar de ter havido alterações no texto quanto à manutenção do marco temporal para a constatação de ocupação e ao tamanho das áreas a serem regularizadas por autodeclaração, o cerne do projeto possui a mesma gravidade da MP. Sua eventual aprovação não beneficiará os pequenos produtores, mas sim representará mais uma abertura de porta à legitimação da grilagem e da violação de leis ambientais.

Em plena pandemia do coronavírus e com o Congresso Nacional operando de forma restrita, sem comissões, audiências e a participação da sociedade, não é hora de votar propostas que não contribuem com a situação atual e, pior, podem agravá-la. O relator do projeto, bem como o Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, estão tentando legitimar este processo, mas sabem que o mesmo é pouco democrático e que não há acordo entre os parlamentares e a sociedade. A regularização fundiária deve ser debatida de forma justa e democrática, e o momento não é esse!

Diante da complexidade da votação do PL neste momento, representantes dos setores ambientalistas, movimentos sociais campesinos, indígenas e indigenistas, convocam a imprensa para uma coletiva on-line nesta quarta, 20, às 11h. Irão participar da coletiva: dom Roque Paloschi – Arcebispo de Porto Velho e presidente do Conselho Indigenista Missionário, Renan Soto Maior – Conselho Nacional de Direitos Humanos, Marcio Astrini – Observatório do Clima, Denildo Rodrigues de Moraes – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, Brenda Brito – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e Luiz Zarref – do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Acompanhe a coletiva de imprensa que será realizada nesta quarta, 20 de maio, às 11h de forma on-line.

Serviço:

COLETIVA DE IMPRENSA – PL 2633/20
Quando: 20 mai 2020 – 11:00 AM São Paulo
Onde: Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 961 1248 0699
Senha: 944814

Fonte: Cimi

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77