O sentido da vida

Por Dom Jaime Spengler*

O tempo presente requer de todos disposição e determinação para aprofundar a compreensão do sentido da vida. Ela é dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, a Casa Comum.

Entre as muitas conquistas e realizações da técnica e da ciência, que proporcionam melhores condições de vida, constatam-se também situações escandalosas que necessitam de vigilância e cuidado.

Saltam aos olhos os índices de suicídio, automutilação, drogadição e depressão na sociedade. O que dizer da viabilidade do acesso à saúde e educação com qualidade; de tanta violência, da degradação dos espaços de decisão democrática?

A agressividade, a violência e a corrupção – expressões de falta de sensibilidade humana, educação e cultura – que se manifestam em gestos, palavras e ações, são sinais de que algo não está bem em nossa sociedade. Tal situação, porém, não pode nos roubar a convicção de que é possível cuidar da vida e promover a convivência em todos os âmbitos da existência.

A tradição judaico-cristã ensina que no caminho das origens de todo o universo havia harmonia (Gn 1,25); mais ainda: “tudo era muito bom” (Gn 1,31). Na origem de tudo havia reverência, senso de pertença e acolhimento. Somos, pois, convocados a reconstruir a harmonia das origens. Como? Através da reconciliação e da misericórdia.

Os tradicionais exercícios da quaresma são um caminho privilegiado para reencontrar o vigor das origens. O jejum abre nossa pessoa para a receptividade, para a liberdade da vida em Cristo. A esmola nasce da alegria de ter encontrado o tesouro escondido (Mt 13,44). O amor, a misericórdia e o cuidado buscam o outro! A oração é reconhecimento da experiência pessoal do cuidado amoroso de Deus em Jesus Cristo. Ela é silêncio e palavras de gratidão e súplica.

A quaresma é um tempo vivido especialmente pelos fiéis católicos, sabemos. Ela, incluindo o contexto de pandemia do coronavírus (COVID-19), quer ser um caminho para conduzir a todos ao encontro da Vida. Chamo “caminho” porque é um processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que se deixa atingir pela pessoa de Jesus Cristo e que, assim, encontra um sentido para a própria existência.

* Arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77