Rio de Janeiro realiza experiência missionária dos seminaristas

Aconteceu entre os dias 16 e 18 de setembro, no Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), a experiência missionária dos seminaristas da etapa da configuração. O evento contou com a participação de 115 seminaristas das dez dioceses que compõem o Regional.

A experiência acontece anualmente no Regional, porém interrompida nos anos anteriores pela pandemia. Esta é uma iniciativa da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB ) com o apoio do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), tendo por objetivo incentivar a atividade missionária nos seminaristas do Regional Leste 1.

Neste ano, a Diocese de Nova Iguaçu sediou a realização desta experiência, que ocorreu mais precisamente no Regional 9 da mesma, que abrange o município de Queimados.

A acolhida e Santa Missa de abertura, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilson, ocorreu na sexta, dia 16, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de onde os seminaristas foram enviados a seus respectivos locais de missão. Na ocasião, Dom Gilson incentivou os seminaristas a estarem de coração aberto para comunicarem a boa nova do Evangelho, que nunca sai de moda, mas sempre se atualiza para alcançar o coração dos homens.

No sábado, dia 17, os seminaristas, distribuídos entre as quatro paróquias do regional e, dentro delas, em suas respectivas capelas, realizaram a atividade missionária. Nas casas, em pontos de comércio, espaços públicos e nas próprias capelas das comunidades foram realizadas conversas com os moradores, partilhas da palavra, orações, bênçãos, celebrações da palavra e Santas Missas com a participação dos seminaristas.

Nestas ocasiões diversas os seminaristas tiveram a oportunidade de conhecer a realidade local, partilhar um pouco de suas experiências e principalmente aprender muito com cada um dos que visitava e os acompanhavam.

Por fim, no domingo, dia 17, ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição a Santa Missa de encerramento e ação de graças pela missão ocorrida, presidida pelo Padre Jovane, da diocese de Petrópolis e coordenador do (COMIRE) Conselho Missionário do Regional Leste 1.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados