O ‘Pacto das Catacumbas’ explicado por dom José Maria Pires

Depois do velório na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na capital mineira, o corpo de dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba falecido no último domingo, 27 de agosto, chegou a João Pessoa na madrugada de terça-feira, 29, onde será sepultado.

Às 16h, na Catedral dasdom J. M. pires Neves, será celebrada a missa exequial, com o rito da última encomendação e despedida. Em seguida, faz-se o sepultamento.

Vida e trajetória
Natural de Córregos, em Minas Gerais, som José Maria Pires tinha 70 anos de ordenação como padre e 60 como bispo. Como bispo, foi presidente da Comissão Episcopal do Nordeste 2, que reúne os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Ele foi o quarto bispo da região metropolitana de João Pessoa e esteve à frente da Igreja Católica na Arquidiocese entre os anos de 1966 e 1995.

OTHER1006836_ArticoloDom José participou do Concílio Vaticano II, entre 1962 e 1965, tendo sido um dos signatários do Pacto das Catacumbas. Transferido para João Pessoa (PB), em 1965, ficou mais próximo de Dom Helder Câmara, um aliado na luta pelos direitos humanos. Teve participação valiosa nos conflitos pela terra na Paraíba, ao defender camponeses.

Em defesa dos mais pobres, sempre
Sua atuação na época da Ditadura Militar, quando desenvolveu um trabalho pautado na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, com vistas à mudança social é destaque na sua trajetória.

Participante ativo da luta pelos direitos dos negros, em 2013, publicou o livro “A cultura religiosa afro-brasileira e seu impacto na cultura universitária”. Tornou-se emérito e voltou a ser pároco de Córregos e Santo Antônio do Norte, no Vale do Jequitinhonha, desde 1995, onde se dedicou também a um projeto de geração de renda para centenas de famílias carentes dessa região. Nos últimos anos, residia na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Confira o vídeo da ‘Verbo Filmes’ em que ‘Dom Pelé’ explica o significado do Pacto das Catacumbas (1965), com o qual os bispos se comprometeram em viver na pobreza, rejeitar símbolos e privilégios do poder e colocar os pobres no centro do seu ministério pastoral.

Fonte: Rádio Vaticano

Outras notícias