O medo paralisa a esperança: O acreditar move a vida e vence o medo! É Páscoa!

Por Dom Esmeraldo Barreto de Farias e Pe. Roberto Veras

O medo paralisa a esperança. Quando isso acontece, estagnamos, ficamos impedidos de ir ao encontro do Projeto de Deus para a nossa vida, as nossas realidades, não damos testemunho da Luz que ilumina e dá sentido aos nossos sonhos e ações.

Hoje, vivemos tempos difíceis e de incertezas, e desejar saber como será o amanhã se assemelha a atravessar a noite escura do medo. Por um lado, enxergamos a pandemia, que insiste em não passar completamente e segue fazendo milhares de vítimas, causando dores e luto silenciosamente. Por outro, convivemos com o flagelo da guerra na Ucrânia e em outros países, marcado, quase sempre, pelo jogo de interesses dos “senhores do mundo” que geram morte e tristeza. O perfume da morte penetra nossas narinas, vai diretamente ao nosso coração e paralisa nossos passos. Sentimo-nos impotentes, com mãos e pés atados.

Para onde seguir? Onde e como está nossa esperança de tempos melhores? Algo semelhante deve ter acontecido com os seguidores de Jesus após aquela sexta-feira pesada e escura na vida deles. Eles experimentaram o desencanto e a desilusão; a tristeza e o abandono. Mas não paralisaram. No encontro com Jesus, descobriram que a “Esperança não decepciona” e avançaram na certeza de que Cristo, o crucificado, ressuscitou. Com isso, eles nos ensinam que é preciso vencer as “sextas-feiras” escuras da vida, superar a incerteza de um futuro traumático e duvidoso e caminhar em direção à Luz, sinal de nossa esperança.

A noite da Páscoa é o limiar entre a noite e o dia, a morte e a vida, a tristeza e a alegria. O limiar entre o desânimo e a esperança, entre o vazio e a plenitude. É no romper do dia que nascem a vida e a esperança. As mulheres, que cuidaram de Jesus até o fim, levaram perfume para perfumá-lo e, ao chegarem ao sepulcro, inalaram o cheiro bom da vida que dali brotava e se tornaram as primeiras testemunhas do mistério da Ressureição. Elas se arriscaram, tiveram coragem, superaram o medo e constataram que aquele que buscavam entre os mortos, agora vive plenamente!

As respostas que buscamos não se encontram no sepulcro da morte, mas sim na vida, que é dom de Deus! Temos que fazer este movimento em direção à vida! A noite da Páscoa é marcada pelo movimento: move-se a pedra, movem-se as mulheres e move-se Pedro! É movendo-se que se remove o medo e se ressignifica a morte! Esse movimento se deu no coração das mulheres que, mesmo diante do vazio e do silêncio, acreditaram no que viram e ouviram e anunciaram aos outros. E a força presente em seu anúncio moveu o coração de Pedro, levando-o até o sepulcro, fazendo-lhe crer no que o Mestre lhes havia dito que ressuscitaria ao terceiro dia (Lc 9, 22).

A Páscoa pede que cada um de nós aprenda a crer. O acreditar coloca a vida em movimento e vence o medo! Acreditar na Ressureição é reconhecer que as dores, o medo, a morte apontam para a cruz, mas a cruz de Cristo transforma tudo isso em vida, abrindo um novo tempo, forjando em nós uma nova pessoa: transformada pela fé pascal, curada em seu interior, redimida e ressuscitada para uma vida nova em Cristo. Ao abraçar a cruz, Jesus deu sentido aos nossos sofrimentos. Esta é a experiência fundamental que devemos fazer na festa da Páscoa. Com o auxílio e pela força do Espírito Santo, à luz do Ressuscitado, transfiguram-se nossos sentimentos, move-se tudo que existe de negativo internamente e faz-se a passagem à luz, renovando nossa imutável esperança, pois onde havia luto, agora há consolação; onde havia morte, agora há vida.

Assim como fez com as santas Mulheres e o apóstolo Pedro, o Senhor nos ajude a superar o medo de anunciar. E como fazer isso? A seguinte história contada por um teólogo nos ajuda a compreender bem esta tarefa que o Senhor nos confia.

“Pedro pergunta ao Senhor Ressuscitado: É realmente a tua opinião, Senhor, que devemos pregar o Evangelho a todas as pessoas? Mesmo a estes pecadores que o martirizaram? Sim, Pedro, responde o Senhor. Ofereça-lhes primeiro o Evangelho. Vá em busca daquele homem que cuspiu na minha cara. Diga-lhe que eu o perdoo. Procure o homem que me colocou a coroa de espinhos na testa. Diga-lhe que tenho uma coroa pronta para ele no meu reino, se ele aceitar a salvação. Procura o homem que tirou a cana da minha mão e me bateu com ela. Dar-lhe-ei um cetro, e ele se sentará comigo no meu trono. Procure o homem que me bateu na cara com a sua mão. Diga-lhe que o meu sangue o limpa de todo o pecado e que também foi derramado por ele. Procure o soldado que empurrou sua lança no meu lado e lhe diga que há um caminho mais próximo do meu coração do que este!”

Assim, fazendo a experiência da Páscoa de Jesus Cristo, poderemos melhor suportar as sextas-feiras pesadas de nossas vidas e das realidades em que vivemos, mover nosso coração em direção ao outro, especialmente aos que vivem nas periferias, tornando-nos mais sensíveis, disponíveis e solidários, inspirando o perfume da salvação que impregna e dá sentido ao nosso ser e agir. Esse é o caminho do discípulo missionário(a)!

Uma feliz Páscoa a todos e todas!

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77