O caminho se faz caminhando

Por Ir. Antonia Vania Alves Sousa e Ir. Patricia Souza*

A Infância e Adolescência Missionária segue grata pelo trabalho de Ir. Patricia Souza, que se despede da secretaria nacional, e acolhe Ir. Antonia Vania Alves Sousa, que assume a secretaria ainda neste 2020.

São muitas pessoas, ao longo do caminho, que nos ajudam a caminhar e, de diferentes maneiras, são o auxílio necessário durante nossa caminhada. Vem alguém e nos dá dicas do melhor roteiro, outro partilha de sua água ou traz uma palavra de ânimo e entusiasmo quando nos bate o cansaço.

Assim também é a caminhada da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. Muitas pessoas nos ajudam a construir o caminho: aquela criança ou adolescente que há pouco iniciou a sua participação no grupo, os assessores/as que se desafiam diariamente, participam dos momentos formativos e ajudam os grupos a viverem com mais autenticidade o carisma da Obra. Temos ainda o apoio das coordenações paroquiais, diocesanas e estaduais que, atentas à caminhada dos grupos, propõem novos horizontes pelo caminho, realizando encontros, formações e celebrações. Contamos com a secretaria nacional da IAM desde Brasília/DF, no esforço por acompanhar, motivar e orientar os passos.

O caminho se faz caminhando… e percebemos que, ao caminhar, algumas pessoas se somam aos caminhantes e outras passam a trilhar outros caminhos. Nesse movimento, acolhemos com muita alegria a irmã Antonia Vania Alves Sousa como secretária nacional da IAM.
Natural de Pedreiras/MA, Ir. Antonia Vania é religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria (FSFM).

Residente atual da cidade de Campo Largo/PR, onde está como assessora da IAM no grupo Sal e Luz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, contribuindo também na coordenação Diocesana da IAM na Arquidiocese de Curitiba. “Com disposição, amor pela Obra e pela missão que Jesus nos confia, venho, juntamente com todos os que fazem a IAM do nosso Brasil, dar continuidade à caminhada tão bela e cheia de sonhos da nossa Infância e Adolescência Missionária. Afinal, seguimos adiante porque temos sonhos, e mais ainda porque acreditamos neles. Agradeço o convite para compor essa equipe e, confiante na graça de Deus, deposito n’Ele todo o nosso caminhar pelos próximos quatro anos…” afirma a nova secretária.

Ir. Patricia Souza, que até 2020 colaborou como secretária nacional da IAM, segue por outros caminhos. Agradecida pela oportunidade e pela graça divina que teve em colaborar nesse serviço, ela partilha: “Obrigada a cada um e a cada uma que me ajudou no caminho e que, durante todo esse tempo, foram rosto e presença de Deus. E foram muitas pessoas! Foi um grande presente percorrer o Brasil e encontrar tantas crianças, adolescentes, assessores/as animados e entusiasmados com a IAM. Poder contar com a ajuda de tantos assessores/as que se dispuseram a ousar pelo caminho, assumindo coordenações e colaborando de diferentes maneiras. Foram muitos os sabores novos experimentados e muitas belezas que encantaram os olhos e aqueceram o coração, muitos cuidados recebidos e horizontes abertos. Agora é hora de seguir por outros caminhos, mas seguimos unidos na oração e na missão!”

Com os votos de um abençoado natal e um excelente início de 2021, reafirmamos com o poeta Thiago de Mello: “Não, não tenho caminho novo.

O que tenho de novo é o jeito de caminhar. Aprendi (o que o caminho me ensinou) a caminhar cantando como convém a mim e aos que vão comigo. Pois já não vou mais sozinho.”

* Secretaria Nacional da IAM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

2 respostas

  1. Boa caminhada! Que Jesus abençõe continuamente suas vidas nesta bela missão!
    Obrigada Ir. Patricia e bem vinda Ir.Antonia Vânia
    Abraço fraterno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados