Nova edição da Revista SIM anima o mês missionário em toda a Igreja

A Igreja no Brasil, ao longo do ano de 2022, escolheu celebrar as diversas experiência missionárias que animam as comunidades. O Ano Jubilar Missionário é a expressão de uma Igreja em saída e sinodal, que está ao lado dos mais pobres e quer ser vida em todos os lugares.

Durante o mês de outubro, essa opção clara e efetiva se revela de maneira especial por meio da Campanha Missionária, como um sinal de luz nas Igrejas locais, sinalizando a importância de viver uma pastoral missionária, que se encarna na vida da comunidade e anima a missão de uma Igreja além-fronteiras.

O tema “A Igreja é missão” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8) concluem um caminho de três anos, em que destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades. Em 2021 o tema foi “Jesus Cristo é missão” e em 2020 refletimos o tema “A vida é missão”.

A mensagem do Papa Francisco traz três expressões-chave que resumem os três fundamentos da vida missionária dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”; “até os confins do mundo”; e “recebereis a força do Espírito Santo”. Motivados por essa mensagem, a Campanha Missionária evidencia o testemunho de missionários e missionárias Ad Gentes que, nos confins do mundo, atuam em ambientes humanos, culturais, religiosos e geográficos ainda alheios ao Evangelho.

O mês missionário nos convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo, o penúltimo final de semana de outubro (22 e 23) marca a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal. Esta edição traz o acesso a alguns gráficos que evidenciam onde esses recursos são investidos.

A edição apresenta, ainda, testemunhos missionários vividos no Brasil, e também um relato das principais atividades realizadas pelas Obras Pontifícias no primeiro semestre deste ano. Destaca-se o texto, na íntegra, da Carta-Compromisso dos participantes do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (4COMINSE), ocorrido em João Pessoa (PB).

Que este tempo seja vivido com fraternidade aos que mais precisam. Desejamos que esta edição do SIM seja luz para animar a nossa caminhada. Boa leitura!

Acesse a nova edição da Revista SIM | Campanha Missionária 2022 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados