“Não somos neutros! Somos CEBs, uma opção de classe”

por Julio Ferreira, Thales Emmanuel e Emanuel Ramos

Depois do “Ver”, da análise de conjuntura, o trem das CEBS entrou para seu terceiro dia de Intereclesial com o “Julgar”. As falas ficaram por conta de Tea Frigério, assessora da ampliada nacional, e Manoel Godoy, professor de teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Entender a cidade para mudar sua lógica
A palavra é a luz que direcionou Tea Frigério no julgar da realidade. Palavra que, segundo ela, alimenta a resistência e fortalece a espiritualidade das CEBs. “O texto bíblico inspirador do 14º Intereclesial ‘Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo’ ( Ex 3,7), é a nascente onde o povo de Deus vai bebendo.”

????????????????????????????????????

Para Tea, os profetas Jesus Cristo e Paulo voltaram seus olhares para essa fonte. Ela faz recordar a aliança e o sonho de ser uma sociedade do “bem viver”, trazendo para os nossos dias. Jesus Cristo é a visita de Deus ao seu povo. Ele viu, ouviu, conheceu de perto o grito da viúva, do órfão, do doente e do estrangeiro. Inseriu-se na caminhada do povo, do excluído e marginalizado.

Paulo, diz Tea, dá continuidade à missão de Jesus a partir do seu olhar para a cidade. É no mundo greco-romano que ele encarna a boa notícia de Jesus. “Paulo aprende com as mulheres que trabalhando se evangeliza e que se evangeliza trabalhando.” Ele tem consciência que, para evangelizar, tem que escutar os gritos da cidade. Somente pisando no chão da cidade e entendendo sua lógica é possível formar comunidade.

“É na casa, a exemplo de Jesus, que se dá a missão evangelizadora de Paulo. Ele sai do traçado, sendo capaz de ir para além do templo. É na casa, na perspectiva de Paulo, que nasce a comunidade. Comunidade que, a partir da vivência da palavra, não se conforma com as coisas do mundo. A missão da comunidade é transformar o mundo.”

Como CEBs, somos capazes de fazer as mudanças que Paulo fez? Somos capazes de sair do traçado que nos dá conforto e segurança? Sair dos templos para assumir novas lógicas de relações? Fazer com que a vida seja o centro? Essas foram as provocações feitas pela assessora.

Ser uma Igreja em saída é sair para ser Igreja
A reflexão de Manoel Godoy em torno da missão do cristão e da cristã no mundo urbano começou e terminou tendo como referência declarações do papa Francisco. A “Igreja em saída” deve sair para além dos limites de cada comunidade. Só assim se pode atuar e transformar a cidade e o mundo inteiro.

????????????????????????????????????

“Uma das coisas fundamentais, que precisamos compreender, é que a cidade possui, apesar de esconder, uma racionalidade. Para se desvelar a lógica da cidade é necessário percebê-la a partir de uma visão de classe. Tudo na cidade sofre com o crivo da luta das classes sociais. Não somos neutros! Somos CEBs, uma opção de classe, e não simplesmente ‘comunidades’”.

Apesar da questão urbana estar no centro das discussões, o assessor não esqueceu de lembrar que existem mais de 30 milhões de brasileiros e brasileiras vivendo em áreas rurais.

Entre os desafios postos para a missão transformadora cristã na atualidade, Manoel Godoy citou sete tentações enfrentadas cotidianamente e as correspondentes dicas de Francisco para superá-las:

1- Perda do entusiasmo. “Estamos nos transformando em funcionários da instituição (…) Não deixeis que nos roubem o entusiasmo missionário.”

????????????????????????????????????

2 – A tristeza e o azedume cristão. “Temos que ser críticos, mas não azedos. (…) Não deixeis que nos roubem a alegria da evangelização.”

3 – Pessimismo estéril. “Não deixeis que nos roubem a esperança.”

4 – Isolamento e encarceramento em si mesmo. “Não deixeis que nos roubem a comunidade.”

5 – Mundanismo espiritual da “Igreja show”. “Não deixeis que nos roubem o evangelho.”

6 – Inveja e divisões dentro dos irmãos. “Não deixeis que nos roubem o ideal do amor fraterno.”

7 – Esquecimento da força missionária dos leigos e das leigas, das mulheres e da juventude. “Não deixeis que nos roubem a força missionária.”

E concluiu com uma declaração do Papa feita para movimentos populares dos cinco continentes:

“Quero unir minha voz à sua. Sua luta faz bem a todos nós. É como uma bênção de humanidade.”

Fonte: www.cebsdobrasil.com.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77