Moçambique não é para os extraordinários

Por Jean Carlos*

A pouco mais de um ano, cheguei em terras moçambicanas. Apesar do pouco tempo, posso expressar minhas singelas percepções de nossa missão redentorista em Furancungo. Aqui, a vida segue como em qualquer outro lugar do mundo; crianças brincam nas ruas, mulheres em suas muitas tarefas diárias, o comércio cedo já está funcionando, a comunicação digital se espalha a todo vapor, a singeleza e o sorriso moçambicano perpassam todos esses ambientes.

2018-03 - Jean CSsR - Moçambique 4Não, não estamos no paraíso, e certamente esse lugar está muito longe de o ser. Diante dessa singeleza de vida, perpassa todo o padecimento de um povo que sofreu por quase 500 anos a dura colonização dos portugueses e, logo em seguida, adentrou em uma profunda guerra civil, e hoje sofre nas mãos de uma estrutura política corrupta em todas as esferas do poder.

Diante desta ambiguidade, nossa missão é, acima de tudo, ser presença; uma presença cristã, católica, redentorista. Uma presença amiga, mesmo com as limitações da língua e cultura. Eles, o povo moçambicano, compreendem que têm pessoas que se importam com eles e estão junto deles; certamente, aqui está a nossa maior contribuição nessa pequena vila. Não temos escolas como os Jesuítas, não temos abrigos como os Vicentinos e Vicentinas e muito menos hospitais como algumas Congregações femininas. Acredito, porém, que nossa presença atinge o mais profundo deste povo, pois procuramos permanecer com eles em seu cotidiano: acompanhamos e celebramos em quase 80 comunidades, espalhadas ao longo de 7.430 km² da paróquia e ainda procuramos oferecer nossa assistência religiosa-companheira-sacramental a outra área paroquial que não tem presbíteros nem religiosos.

A pobreza deste país é algo que nos fere na alma. Seguramente, nenhum confrade que aqui reside põe uma colher na boca sem antes lembrar daqueles que tão pouco possuem. Só romantiza a pobreza que nunca sofreu dela. A pobreza mata aos poucos, não somete a carne, mas também o espírito. A pobreza é feia, e o povo compreende tanto isso que usa a mesma raiz yipa em Chichewa para expressar o mal e o feio, e costumeiramente repete Umphawi ndi woyipa, ou seja, “a pobreza é feia/má”. Hoje, vejo que a pobreza e a riqueza fracassaram com a promessa de trazer felicidade.

2018-03 - Jean CSsR - Moçambique 2

Mesmo com as chagas da pobreza aberta, nossos irmãos de Furancungo e comunidades, continuam a ser um povo profundamente solidário. O pouco que possuem põem a partilhar. Em cada oferta, seja na Eucaristia ou entregue em nossa casa, é visível o óbolo da viúva (cf. Lc 21,1-4). Embora em nossa casa nada nos falte, mesmo assim eles partilham e partilham com alegria (cf. 2Cor 9,7).

2018-03 - Jean CSsR - Moçambique 3Irmãos missionários, “Tende coragem!” (cf. Jo 16,33). Nossa missão é essa: permanecer com o irmão no Cristo pelo Espírito! Não importa o tempo que passarão aqui; meses, um ano, um quadriênio ou a vida inteira. Um coisa está certa: necessitamos sempre “sair” e “permanecer” com aqueles que foram, são e serão os destinatários de nossa missão, seja aí no Brasil, em Moçambique ou em qualquer outro lugar no mundo.

Enfim, a missão em Moçambique não é para pessoas extraordinárias, mas para todos nós, cristãos, que buscamos conviver e permanecer cotidianamente com esse povo sofrido sendo o que somos e o que devemos ser: verdadeiros discípulos missionários do Redentor que amam e servem, antes de tudo, os mais abandonados e pobres.

*Seminarista da Vice Província Redentorista de Fortaleza

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77