Moçambique: Equipe Missionária oferece reforço escolar para crianças

por Victória Holzbach *

“As crianças surpreendem-nos e revelam-se pessoas inteiras, com capacidades ao mesmo tempo iguais e diferentes das nossas. Algumas dessas capacidades nós, que nos chamamos de adultos, já as perdemos”. A frase de Mia Couto, escritor Moçambicano, ajuda a traduzir a experiência do Murima wa Mwana. O projeto, que em macua (língua local) quer dizer “coração de criança”, iniciou nesta quinta-feira, 15, em Moma, Moçambique.

Murima wa Mwana (4)A ação é uma iniciativa da Equipe Missionária do Regional Sul 3 da CNBB e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças que ainda não estão em idade escolar e oferecer reforço para aquelas que já estão matriculadas na escola. Por isso, o projeto busca criar um espaço alternativo com brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil, no cuidado com a higiene pessoal, com o meio ambiente e com a saúde.

Padre Domingos Rodrigues, membro da Equipe, explica que a ideia do projeto nasceu primeiramente a partir da percepção da realidade local. “Apesar de frequentarem a escola, as crianças não dominam a leitura e a escrita, além de apresentarem muita dificuldade nas disciplinas de matemática e ciências”, observa. Além disso, a educação é uma das linhas de ação da missão em Moçambique, já que é uma importante ferramenta para promoção humana e o desenvolvimento social.

Inicialmente, as aulas acontecem três vezes por semana, contemplando 36 crianças de 03 a 13 anos. O projeto é desenvolvido com o apoio da comunidade local, através de voluntários para ministrar as aulas e com a parceria com o Corpo da Paz – um grupo de voluntários dos Estados Unidos que ajuda os países em desenvolvimento.

Murima wa Mwana (38)Um dos professores voluntários, Joshua Fortmann, conta que a inciativa tem dois pontos importantes: “O primeiro é a própria educação. Cada dia encontramos na escola muitos alunos que não podem ler, escrever, ou mesmo falar português. Então eles são deixados em um sistema onde não conseguem aprender nada e a cada ano precisam repetir a mesma classe de novo. Ninguém está tentando ajudar estes alunos. Mas agora, o Murima wa Mwana quer mudar esta realidade”, ressalta. Para ele, outro destaque é a paixão pela aprendizagem que o projeto desperta nas crianças. “Nosso tempo é limitado aqui, e não podemos ensinar eles todas as coisas do mundo em poucos anos. Mas, se pudermos despertar neles a habilidade e a paixão pela leitura, vão conseguir aprender tudo sozinhos e ainda ensinar aos outros. Esta é a meta mais importante: criar uma cultura de aprendizagem”.

A Missão em Moma
Murima wa Mwana (45)A Vila de Moma, no litoral leste da África, em Moçambique, acolhe há 24 anos a Equipe Missionária do Regional Sul 3 da CNBB, através do Projeto Igrejas Solidárias. Em parceria com a arquidiocese de Nampula, os missionários acompanham duas paróquias, que somam mais de 150 comunidades. Além do trabalho pastoral, a equipe também desenvolve alguns projetos sociais em Moma e Micane.

Atualmente compõem a Equipe os padres Domingos Rodrigues (diocese de Bagé), Atílio Zatycko (diocese de Cachoeira do Sul) e Luiz Alves (diocese de Itabuna – BA), além da leiga Victória Holzbach (arquidocese de Passo Fundo).

A Missão em Moma é mantida através da Coleta de Pentecostes, que no Rio Grande do Sul é destinada integralmente para a Animação Missionária e para a manutenção do projeto missionário na Arquidiocese de Nampula – Moçambique.

Victória Holzbach é jornalista e missionária leiga em Moma, Moçambique (vikaholzbach@hotmail.com)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77