Missões na Diocese de Uberlândia (MG)

Nos dias 10 a 13 de janeiro, os seminaristas da Diocese de Uberlândia (MG) se mobilizaram para realizar a 1ª experiência missionária do Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE).

20190113_093226Tendo como motivação missionária o apelo por uma “Igreja em saída”, de ir a lugares distantes e procurar contribuir com o trabalho já desenvolvido na Diocese pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), nós do COMISE propusemos realizar um trabalho dividido em três momentos específicos – Pré-Missão, Missão e Pós-Missão, a começar nos Assentamentos Rurais de Uberlândia, sobretudo em seis comunidades já assistidas.

Visto que nos estudos mensais no Seminário discutíamos sobre a atuação do leigo, sua presença e figura frente às obras missionárias, pensamos que o trabalho a ser desenvolvido na semana missionária fosse de escuta, conhecimento do espaço e acolhida dos anseios que a comunidade estava disposta a desenvolver.

20190111_194617Após o término desse trabalho, as datas para atuação da segunda etapa (Missão) já foram agendadas. O intuito desse próximo passo é despertar nos seminaristas a consciência missionária e motivá-los a uma formação de configuração a Jesus Cristo, de modo que todos possam atuar, evangelizar, formar e promover lideranças frente as essas comunidades.

Por fim, vale ressaltar que foi uma experiência de aprendizado para todos que contribuíram nesse trabalho, sobretudo pela oportunidade em conhecer outras realidades. Entre os vários momentos celebrativos, partilha, música e convivência, aprendemos que na missão não só levamos Palavra aos irmãos, mas a encontramos no coração acolhedor das pessoas.

Outras notícias