Missionários e missionárias da Consolata publicam compromissos do encontro de pastoral indígena e opção pela Amazônia

“Na Amazônia, mesmo entre os distintos povos nativos, é possível desenvolver relações interculturais onde a diversidade não significa ameaça, não justifica hierarquias de um poder sobre os outros, mas sim diálogo a partir de visões culturais diferentes, de celebração, de inter-relacionamento e de reavivamento da esperança” (QA 38)

Nós, missionários e missionárias da Consolata (IMC-MC-LMC), reunidos de 1 a 5 de fevereiro de 2022, no Centro Pastoral “La Consolata” do Vicariato Apostólico de Puerto Leguízamo Solano (Putumayo – Colômbia) vivemos momentos fortes de comunhão e fraternidade como uma família unida pelo mesmo carisma e comprometida com a Amazônia e seus povos. Experimentamos uma calorosa acolhida dos nossos irmãos e irmãs, e de Dom Joaquín Humberto Pinzón na sede do Vicariato.

Fiéis ao nosso carisma da missão ad gentes, procuramos juntos qualificar a nossa presença nestes territórios, partilhar os nossos sonhos e oportunidades diante dos grandes desafios da situação atual.

Durante a programação, à luz da Palavra de Deus, do Sínodo para a Amazônia e da realidade dos povos que habitam este território, fizemos memória dos encontros anteriores, especialmente o de Manaus (2018), fomos iluminados pelos documentos da Igreja e pela caminhada de mais de 70 anos de presença IMC-MC na Amazônia, partilhamos as nossas experiências vividas com os vários povos que acompanhamos, ouvimos os camponeses, os jovens indígenas e celebramos com os afrodescendentes e a comunidade local, no Dia da Vida Consagrada.

Descendo o rio Putumayo, visitamos a comunidade indígena Murui do “Puerto Refugio” para conhecer o seu Plano de vida, celebrar a Eucaristia e viver um momento sagrado de diálogo. Ouvimos também, a apresentação do livro “Diálogo: Presença evangelizadora e consoladora”, escrito pela Irmã Mary Agnes Mwangi, MC, que oferece uma metodologia missionária de diálogo com o povo Yanomami na missão Catrimani.

No final dos trabalhos, gostaríamos de partilhar as seguintes luzes e inspirações:

1. Comprometemo-nos a caminhar em sintonia com o Sínodo para a Amazônia (2019) que gerou um processo de escuta, reflexão e decisões sobre novos caminhos de evangelização, tendo presente uma ecologia integral. A consolidação da Rede Eclesial para a Amazônia (REPAM), a criação da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), a realização da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e do Sínodo sobre a Sinodalidade, são novidades que nos desafiam a repensar as nossas práticas missionárias em espírito de continentalidade, tecendo redes na inter-institucionalidade e na intercongregacionalidade, em uma dinâmica de itinerância intereclesial além das fronteiras, sem negligenciar a inserção e permanência entre os povos originais.

2. Acolhemos e apoiamos a criação do Centro Amazónico de Pensamento Intercultural (CAPI) apresentado na reunião pelo Vicariato de Puerto Leguízamo-Solano, fruto de um processo de reflexão e discernimento. É uma iniciativa para promover a reflexão, a formação e a organização das diferentes experiências missionárias que estão sendo tecidas com as comunidades e os diferentes povos que habitam este território. É também uma oportunidade para continuar trabalhando em projetos intereclesiais entre os três Vicariatos da região.

3. Juntamente com o CAPI apoiamos a criação de uma Equipa Missionária Itinerante Tri-fronteiriça para a bacia do Putumayo (Colômbia, Peru e Equador) com pessoal que já trabalha no Vicariato e a destinação de outros missionários e missionárias, incluindo leigos.

4. Recebemos das mãos do Bispo, Dom Joaquín Pinzón, a proposta do CAPI e desta Equipa como uma semente e, em espírito de Continentalidade, a levamos para as direções das circunscrições IMC da Colômbia, Brasil e Venezuela, ao Conselho Continental IMC América e à Direção da Região MC América para: estudar, discernir e decidir como apoiar concretamente esta iniciativa com pessoal, organização jurídica e contribuição econômica.

5. A fim de realizar um trabalho mais consistente e amplo, reafirmamos a necessidade de conectar o CAPI ao Centro de Documentação Indígena (CDI) de Boa Vista e ao Centro de Pastoral Indígena de Tucupita na Venezuela, bem como a outras iniciativas semelhantes na Amazônia.

6. Reconhecemos a importância de continuar investindo na formação de novos missionários e missionárias para a Amazônia, a partir do mesmo contexto: cursos de inserção para recém-chegados ao território, períodos de experiências para estudantes, formação de base na região como o Noviciado em Manaus e outras etapas como o Propedêutico em Florência.

O nosso método missionário profético é caracterizado pela presença, o encontro, o diálogo intercultural e o acompanhamento dos processos. A missão na Amazônia nos torna mais fiéis ao carisma ad gentes e nos ajuda a revitalizar e superar os riscos de autorreferencialidade, sem nunca esquecer que a missão nasce do encontro com Cristo que “aponta para a Amazônia” (Paulo VI, 1972) e leva a Igreja na região a definir as suas prioridades.

Que os nossos protetores, o Bem-aventurado Fundador, José Allamano e as Bem-aventuradas Irene Stefani e Leonella Sgorbati, nos assistam na missão.

Puerto Leguízamo, 5 de fevereiro de 2022

Os participantes do Encontro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77