Missionários da Consolata realizam assembleia continental

Com o objetivo de avançar no processo de revitalização e reestruturação da Congregação, os Missionários da Consolata no Continente Americano, realizam sua Assembleia Pós-capitular. As reflexões giram em torno de quatro âmbitos fundamentais: discípulo missionário; comunidade fraterna; missão ad gentes e economia para a missão.

Partindo dos documentos do XIII Capítulo Geral, realizado no ano passado em Roma, a Assembleia que acontece ao longo desta semana, 5 a 10 de março, em Bogotá, capital da Colômbia, deverá fazer propostas concretas para a missão no Continente e indicar diretrizes comuns para as conferências regionais do IMC que acontecem nos próximos meses.

Jaime-1024x736O Conselheiro Geral para a América, Pe. Jaime C. Patias, recorda que este evento é mais uma etapa de um processo que remonta a chegada dos primeiros missionários no Continente em 1937, no Brasil. “Queremos escolher prioridades, fazer propostas consistentes para concretizar o Projeto Missionário Continental. Sejamos ousados, corajosos e criativo”.

O encontro reúne 35 missionários entre superiores Regionais e representantes das opções e serviços da Congregação em nove países do Continente: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Canadá, Estados Unidos e México.

P.-Aquileo-1024x683Representam a Região do Brasil os padres Aquiléo Fiorentini, James Mwaura Mbugua, Hector Elias Betancur e Job Mbutu. Enquanto os padres Manolo Loro e Philip Njorogo Njuma, representam a Região IMC da Amazônia. Vinda de Roma, toda a Direção Geral IMC também participa da reunião. O Superior Geral, Pe. Stefano Camerlengo, mostrou um panorama da situação da Congregação que conta com cerca de mil missionários atuando em 21 países da África, Ásia, Europa e América. “O Instituto está vivendo um momento de graça, preparando o futuro com responsabilidade. Nisso, a criatividade é importante por que a reestruturação não faz sentido se não houver mudança de mentalidade. É importante refletir sobre a pessoa, a comunidade e a missão “, afirmou o Superior. “No caminho da missão, a recuperação da memória é fundamental. Além disso, a comunicação ad intra e ad extra, gera comunhão. Enfim, a formação permanente é necessária para o missionário, a comunidade apostólica e a missão ad gentes”, conclui o Padre Geral.

Os mais de 280 missionários da Consolata que trabalham no Continente Americano não caminham sozinhos. Para reforçar a unidade da Congregação no mundo, os conselheiros gerais para a África, Ásia e Europa partilharam os projetos continentais dos missionários que trabalham naqueles continentes.

Convidado a identificar limites e oportunidades que a realidade apresenta aos “Discípulos Missionários da Consolata na América” com base no “Projeto Missionário Continental”, o Pe. Leonidas Ortíz Lozada, que por vários anos foi Secretário Adjunto do CELAM, ajudou a Assembleia a identificar limites e oportunidades para alcançar o objetivo proposto. “Os impactos da realidade incidem sobre a vocação do missionário, a comunhão, a formação e a missão”, observou o assessor.

Após a leitura cuidadosa dos documentos base para o trabalho, reunidos em grupos, os participantes da reunião escolheram propostas para o Continente e sugeriram linhas guias para as Conferências Regionais, nos diversos âmbitos: discípulo missionário; vida fraterna em comunidade; serviços (Animação Missionária Juvenil Vocacional); a missão (Afro-americanos, povos indígenas e Amazônia); migrantes e refugiados, periferias urbanas e existenciais. Após a aprovação as propostas serão retomadas pelas Regiões.

Os momentos de oração são enriquecidos com as realidades e contextos de missão no Continente. Preocupa a grave situação da Venezuela onde a população está sofrendo pela escassez de produtos de primeira necessidade. As celebrações eucarísticas são presididas por convidados, a exemplo dos bispos da Consolata, dom Francisco Múnera e dom Joaquin Pinzón. Nesta quarta-feira, 7 de março, a missa foi presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Ettore Balestrero. “Como representante do Papa, tenho que agradecer a todos vocês pelo bem que fazem em toda a Colômbia. De vocês dependem muitas pessoas, por isso os animo a continuar a missão”, destacou o Núncio.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77