Missionários da Consolata na América definem opções

de Jaime C. Patias e Júlio Caldeiras

Definir um Projeto Continental para os missionários da Consolata na América. Este é o objetivo da Assembleia Continental Pré-capitular do Instituto Missões Consolata (IMC) que acontece ao longo desta semana, dias 8 a 14, em Bogotá na Colômbia.

O documento final do encontro será a contribuição dos missionários que atuam na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, México, Canada e Estados Unidos, para compor o instrumento de trabalho do XIII Capítulo Geral, a ser realizado em Roma ainda no primeiro semestre deste ano.

DSC_0305Conduzidos pelos moderadores, o padre Leonel Narváez Gómez e a engenheira Diana Sosa, especialistas em metodologia, os principais esforços dos 23 participantes no encontro, nos últimos dias, se concentraram na escolha das opções e serviços que os missionários desejam assumir nas seis regiões da América. Seguindo o documento de estudo preparado por uma Comissão especial, a Assembleia reafirmou como opções: os povos indígenas, pastoral Afro, periferias urbanas e existenciais, migrantes e refugiados, Amazônia e juventudes. Ao fazer uma opção pelos jovens, os missionários reafirmam que eles são um sujeito ad gentes e ao mesmo tempo, uma riqueza para a Igreja e o Instituto que precisam de sua vitalidade para a missão. Foram escolhidos também como prioritário, os serviços da Animação Missionária Vocacional, comunicação e formação. Além disso, um bom tempo foi dedicado à reflexão sobre uma economia para a missão e seus desafios.

“Queremos dar especial atenção aos novos rostos da missão e ir ao encontro das periferias existenciais”, explica o padre queniano Venanzio Mwangi, coordenador do Secretariado Pastoral Afroamericana e caribenha (SEPAC/CELAM). “Que o Espírito Santo continue a nos iluminar para ouvir, interpretar e estar atentos aos gritos de cada um desses rostos”, conclui o padre.

Com a finalidade de produzir um texto mais conciso, com propostas operativas e metas para cada uma das opções e serviços, foram realizados vários trabalhos em grupos. Ao mesmo tempo, em mutirão, foram esclarecidos alguns conceitos chaves.

DSC_0440O Superior Geral, padre Stefano Camerlengo, e três conselheiros também estão presentes na reunião. “Estou feliz porque o clima é muito sereno e familiar, também com os leigos. O empenho de cada um é muito bom, estão convencidos e trabalham com responsabilidade”, avalia. O padre Geral sublinha que “o documento é muito rico e a metodologia é particular por que trabalha não somente as palavras chaves, mas os valores e a finalidade”. Padre Stefano complementa: “estamos fazendo um bom caminho desejosos de pensar algo novo para o Continente e para todo o Instituto. Estou otimista, mas um pouco preocupado em harmonizar o Instituto em geral. Este será o trabalho final, em preparação ao Capítulo Geral”.

Na opinião do responsável pela Região IMC da Aregentina, padre Maurício Guevara, com relação à programação “estamos no caminho certo”. O missionário destaca o trabalho realizado pela comissão especial que se reuniu em Buenos Aires para redigir o documento de estudo, texto revisado pelos superiores. “O trabalho desta Assembleia é propor linhas operativas e enriquecer os pontos mais fracos como a organização e a economia. Vejo que estamos seguinto a metodologia proposta”, reforça padre Maurício.

DSC_0064Os Leigos Missionários da Consolata (LMC) reunidos nestes dias em Bogotá, apresentaram sua visão e missão no Continente, documento que será integrado ao texto final da Assembleia. Um grupo de Irmãs missionárias da Consolata que trabalha com os povos indígenas e coordenam as circunscrições da Argentina e Bolívia, também marcou presença saudando a Assembleia.

Todos os dias, pela manhã, as reflexões são iluminadas com a Leitura Orante da Palavra sobre textos relacionados com a Igreja de Antioquia descrita nos Atos dos Apóstolos e cartas de Paulo. O exercício é orientado pelo biblista César Augusto Baratto Abelo, que faz uma leitura popular da Bíblia. A dinâmica tem por finalidade inspirar propostas concretas para os desafios da missão hoje.

Participam da Assembleia 23 missionários sendo seis superiores provinciais e 17 delegados ao Capítulo Geral além da Direção Geral. O evento que acontece na casa regional da congregação em Bogotá, conta com dois moderadores, dois secretários e uma equipe de comunicação.

Leia também: Missionários da Consolata realizam Assembleia Continental

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77