Missionária brasileira em missão na Costa do Marfim

Esta frase, “tudo o que Deus faz é bom”, alimenta minha fé e me fala de “uma Igreja em saída”, porque é repetida pelo povo que tive a graça de encontrar na Costa do Marfim, um país de cultura riquíssima na África. Reúne cerca de 64 etnias, com idiomas e tradições diferentes, tendo por idioma oficial o francês. O país é conhecido pelos elefantes (daí o nome Costa do Marfim) e pela boa acolhida ao estrangeiro, a qual experimentei pessoalmente. A primeira palavra que se diz a quem chega é akwaba (bem-vindo). De fato, o chefe de um dos povoados em Korhogo, cidade no extremo norte do país, cumprimentou-me com um provérbio da sua etnia: “Akwaba! Você é a pessoa mais importante, porque percorreu uma longa estrada para encontrar o meu povo”. O país é o maior produtor mundial de cacau e grande produtor de café, porém, neste ano de 2017, vive uma terrível e inesperada crise econômica pela queda da exportação do cacau, o que aumenta ainda mais o sofrimento desses irmãos.

4c_líderesLEIGOS

Nossa missão é em Yopougon, na periferia da capital, em um dos muitos povoados Atchan (Akam, que significa “os escolhidos”). Eles foram chamados por um outro povo, com um nome pejorativo: ébrié (aqueles que estão sujos). O nosso povoado se chama Kouté e é famoso pelo attiekê, comida típica à base de mandioca, que é acompanhada com molho de tomate e peixe frito. Para a grande maioria, um prato de attieké é a única refeição do dia. Como consequência, uma das graves realidades é a falta de saúde das pessoas, com a anemia sendo severa e ainda outras doenças que são uma cruz quotidiana. Marie é uma jovem que vende bananas na rua, mas tem um grave problema nos ossos, precisando de uma operação na perna que custa R$ 4 mil, porém, ela arrecada somente R$ 100 por mês. É um sofrimento grande viver sem enxergar saídas para os problemas da vida. Quando cheguei em Kouté, a cada semana chegava a notícia de alguém que tinha falecido. Ao encontrar as famílias, nota-se que é muito difícil ter condições de uma alimentação saudável com legumes e verduras, feijão, carne… No fim do ano, uma expressão típica é: “vai ter o frango de Natal”.

O trabalho da missão começa por uma evangelização de primeiro anúncio e passa por uma constante busca de respostas às necessidades mais urgentes. Vimos como prioridade um Centro Médico e o incentivo na área da educação. Nasceu a paróquia São Lourenço, que festejou 25 anos de história, com um grupo de líderes muito ativos. 2_MARIEMesmo se as missas são cheias e muito alegres, grande parte das pessoas ainda não frequenta a catequese. Nasceu também um grupo missionário que a cada ano organiza atividades para ajudar outros países. É interessante ver na prática que “é dando a fé que ela se fortalece” (RMi 2) e que se pode “dar a partir da própria pobreza” (Puebla 368) porque quem conhece e ama o Cristo se torna “uma Igreja em saída”, como diz o papa Francisco. Além da biblioteca e curso de alfabetização oferecidos o ano todo, no período das férias, organizamos momentos de atividades com as crianças, que ficaram contentes em ter um espaço de liberdade, festa e brincadeiras. E como o povo demonstrou amar futebol, foi organizado o Torneio Itajubi (braço de pedra) com os meninos de 8 a 14 anos, patrocinado por uma família de Belo Horizonte, que ofereceu camisas, bola e troféu.

Agradeço aos amigos da Missão que sustentam, à distância, nossos passos com oração e partilha. Em ébrié, se diz: “nanci ohohoh” (Obrigado ohohoh)!

Irmã Andréia Luciene, natural de Belo Horizonte (MG) é missionária da Comunidade Villaregia na Costa do Marfim. Publicado no SIM nº 2. abr – jun 2017.

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77