Missionar e Amazonizar os espaços eclesiais com testemunho de vida e profetismo

“Mesmo com medo” seguir em frente dando testemunho de vida e profetismo! Foi com esta energia e com esta convicção que lideranças da ação missionária reuniram-se para vivenciar a assembleia geral do Conselho Missionário Regional Norte 2. Foi um momento intenso de partilha dos clamores, das dores, dos medos e das dificuldades da caminhada missionária, mas também, da partilha das luzes, das alegrias, dos afetos e dos laços que unem a todas as pessoas que fazem parte desta grande família missionária.

Através da coordenação executiva e colegiada do COMIRE Norte 2 foi possível a articulação e organização das forças e expressões da Ação, Animação e Cooperação Missionárias existentes no território, às quais estiveram presentes e participativas nesta assembleia. Os belos exemplos da IAM, OSMP, JM, CIMI, PJ, CEB’s, Missão nas Fronteiras e Xaverianos atuantes nas dioceses de Abaetetuba, Cametá, Belém, Ponta de Pedras e da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã abrilhantaram este momento tão importante para a missão vivida neste Regional.

Dentre alguns dos momentos que certamente merecem destaque, está o cortejo feito por todos entre os “Estandes Missionários”, os quais foram espaços de exposição onde cada obra presente pode apresentar um pouco da essência de seu trabalho, de sua caminhada e de seu carisma. Deste modo foi possível tecer um panorama geral sobre a missionariedade neste Regional, expresso no testemunho de cada obra, de cada missionário e missionária em suas realidades.

Outro momento importante foi o “Abraço” que envolveu a todos e todas num gesto de acolhimento, de escuta e de cuidado mutuo. O Abraço foi um momento proposto pelo COMIRE N2 em que os presentes foram convidados a falar livremente sobre suas dificuldades na caminhada, sobre seus medos, sobre as frustrações e os impensilios, sobre as pedras e os espinhos encontrados pelo caminho. Certamente foi um experiência de fortalecimento dos laços, de auto cuidado e de apoio para cada um e cada uma que se dedica e se empenha na construção do Reino de Deus.

A assessoria favorecida por Irmã Sandra Regina Amado, missionária Comboniana, e assessora do Conselho Missionário Nacional (COMINA), é outro destaque importante desta assembleia. Irmã Sandra partilhou um pouco de sua trajetória missionária, de sua vida dedicada a missão além-fronteiras, seu testemunho no Sudão do Sul, país africano onde Ela viveu por alguns anos através da Congregação dos missionários e missionárias Combonianas. Além da formação favorecida em nome do COMINA, a qual inflamou os corações e esperançou a alma e a mente de todas e todos.

De fato o destaque mais importante deste momento foi a participação das expressões missionárias deste Regional, as quais articularam-se, traçando algumas estratégias para potencializar a animação missionária que já é bastante expressiva na caminhada e testemunho de cada um e de cada uma presente no encontro. A partir das principais questões discutidas e avaliadas foi possível perceber uma similaridade, uma sinodalidade nas pautas que preocupam a todos, após uma síntese objetiva elencaram-se três caminhos comuns e alguns adendos para serem aprofundados em cada realidade.

Tendo em vista o processo formativo e a preparação para o 5° Congresso Missionário Nacional (CMN 5) 2023 a assembleia propõe a vivência, estudo e promoção da temática do Congresso nas atividades realizadas pelas diversas obras e forças missionárias do Regional em nível local, paroquial e diocesano, para que o entendimento e a vivência do CMN seja concretizado de forma real nas bases. Em cada realidade será animado o estudo, a mística, a reflexão e implementação do tema: “Ide! Da igreja local aos confins do mundo!” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, em comunhão com a Igreja do Brasil.

Outra demanda que foi decidida como estratégia é amplificar e sintonizar a comunicação entre as forças missionárias e ampliar a divulgação em rede das atividades e iniciativas das obras em cada contexto e em nível regional. deste modo, pretende-se atribuir maior qualidade na divulgação e, por consequência, do entendimento sobre a missionariedade que é essência primeira da Igreja, e por tanto, precisa ser melhor cultivada e animada nos corações de todos e todas.

Por fim, outra demanda importante é geração, fomento e manutenção de fundos e recursos financeiros para a realização de atividades missionárias em conjunto entre as obras, pastorais e organismo, tendo em vista ainda, participação de uma expressiva comissão missionária deste Regional no 5° CNM 2023, o qual acontecerá em novembro na cidade de Manaus no estado do Amazonas. É importante destacar alguns adendos que nortearam todas as discussões, que são o testemunho e profetismo das obras expressa no trabalho do COMIRE Norte 2.

Este aspecto trata da forma como entende-se a missão, a articulação e animação missionária, seja no âmbito formativo ou na espiritualidade próprias deste conselho, pois “a missão não está separada da vida!”. Sendo assim, não é possível viver um testemunho autêntico sem profetismo, sem denunciar as injustiças, as violências, as perseguições, as invasões de territórios e os extermínios étnicos, sociais e culturais com os quais sofrem o povo mais pobre, os povos originários e tradicionais, as periferias e as pequenas comunidades eclesiais, dentre outras.

Da mesma forma, é preciso favorecer e ampliar redes de apoios, assistências e de cuidados com estes irmãos e irmãs, assim como, entre os missionários e missionárias que atuam, militam, testemunham e dão suas vidas em nome das causas do Reino e do projeto de Jesus de Nazaré. Estes foram alguns dos gritos e clamores ecoados nesta assembleia geral do COMIRE Norte 2, todos e todas desejosos de cooperar com a missão de Jesus Cristo, que se faz nossa através do batismo, é que entoou-se o canto que embalou os corações ardentes e os pés que se colocaram a caminho.

Jesus é o caminheiro que nos ensina a caminhar, é o profeta que nos impele a testemunhar com a própria vida a alegria de ser missionário e missionária que caminha. Ao entoar o mantra “corações ardentes, pés a caminho” os missionários e missionárias renovaram os compromissos do batismo e redescobriram a potência de vida expressa no testemunho de Jesus de Nazaré, é Ele que nos ensina amar e entregar a vida em nome das causas do reino, da fé e da justiça.

Texto e imagens: Renan Rosário.
Com informações do Conselho Missionário Regional Norte 2

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor