Missão Sem Fronteiras: juventude divulga carta-compromisso

“Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2, 11)

Nós da Juventude Missionária, reunidos na cidade de Contagem, Minas Gerais, nos dias 04 a 13 de janeiro de 2019, vivenciamos a IV Missão Sem Fronteiras, tendo como tema “Superando a violência” e o lema “Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2,11). Estiveram presentes 120 missionários, entre eles: jovens, famílias missionárias, padres e religiosas de diversos estados do Brasil, além do Paraguai e da Guatemala. A Missão foi acolhida pela Paróquia de São Domingos, no bairro Nova Contagem, que é cuidada pastoralmente pela Congregação dos Missionários Combonianos.

msf1Durante esses dias, nos encontramos com diversas realidades situadas nas periferias urbanas das cidades de Contagem e Esmeraldas, onde fizemos a experiência do encontro com Jesus Cristo na vida de cada pessoa das 12 comunidades visitadas. Nesse contexto, experienciamos os desafios das duras realidades como a violência, o tráfico de drogas, a prostituição, a pobreza e a inexistência de políticas públicas (educação, saúde, segurança, saneamento…).

Iluminados pelo tema e o lema da Missão, vivenciamos junto às comunidades momentos de profundo diálogo com diversas denominações cristãs e não cristãs, levando-nos a compreender que esse diálogo é um caminho para a comunhão nos fazendo superar o egoísmo que gera a violência e nos impede de partilhar a vida, tornando nossa espiritualidade vazia. Percebemos que o caminho da paz se faz com justiça e o reconhecimento de que todos somos irmãs/irmãos, filh@s do mesmo Pai.

msf3Crentes disso, e conscientes de que somos enviados pelo nosso batismo, sentimo-nos impelidos a sair do nosso comodismo para nos comprometer com as situações de nosso povo que clama por justiça, paz, igualdade e dignidade. Atentos aos sinais dos tempos e instigados por nossa fé e pelas realidades encontradas, nos comprometemos a fortalecer nos grupos de nossas comunidades o carisma missionário, indo ao encontro das pessoas esquecidas e descartadas de nossa sociedade.

Que a Mãe Aparecida, primeira discípula missionária, nos abençoe, acompanhe e seja nossa inspiração.
Jovens missionários, sempre solidários.

Nova Contagem, Contagem, Minas Gerais aos 14 dias do mês de Janeiro.
Festa do Batismo de Nosso Senhor.

Outras notícias