Missão nas periferias

Estamos vivendo com alegria, o Mês Missionário. Até o presente momento, rezamos com vários temas e hoje, vamos refletir sobre a Missão nas periferias. Segundo o papa Francisco, somos convidados a sair do nosso pequeno mundo e ir às periferias geográficas e existenciais, para nos fazermos próximos das pessoas.

Hoje, vamos conhecer um pouco, do grande trabalho que a irmã Cecilia Sá Miranda, da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Serva dos Pobres, realiza, junto aos povos indígenas na Amazônia.

Irmã Cecilia é natural de Parintins (AM), filha de agricultores e pescadores. Hoje ela trabalha em Roraima, na Região Serra da Lua, com outras duas religiosas, membros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na defesa dos povos indígenas, no cuidado da terra e no cultivo da vida espiritual, a partir das manifestações de Deus.

Irmã Cecilia afirma, que se sente realizada como missionária na sua região, com os povos Wapichana e Macuxi em 23 comunidades. “Sou grata a Deus por ter me dado a oportunidade de gastar a vida junto àqueles que muitas vezes são desprezados. À medida que as pessoas vão percebendo que somos um com eles, abrem-se as portas e o coração para nos acolher”.

Como é a vida na região onde a senhora realiza a missão? “Os povos vivem em terras homologadas mas há uma presença muito grande de não indígenas, que vão e vem. Existem tráfico de drogas, alcoolismo e exploração sexual das meninas. Entre os grandes desafios, estão a saída da juventude, para trabalhar na cidade e o descrédito nas próprias lideranças. Temos igrejas neopentecostais que acabam enfraquecendo as lideranças tradicionais criando divisões internas”.

Testemunho
Assistir ao DVD da Campanha Missionária, 7º Dia.
O que destacamos do DVD e do testemunho de irmã Cecilia?

Ficamos sabendo que em Roraima, teve um período de tensão na Terra Indígena, Raposa Serra do Sol. Conte-nos como foram estes acontecimentos.

“Essa terra foi homologada em 2005. Nós participamos ativamente dos encontros formativos, na organização das assembleias dos indígenas. Fomos perseguidos. Aldo Mota, líder indígena, saiu a procura dos animais e foi morto e enterrado na fazenda. O corpo só foi encontrado muito tempo depois”.

“Outro fato que nos marcou muito foi quando as Irmãs Servas do Espírito Santo foram perseguidas e obrigadas a descerem do carro, juntamente com os indígenas. O carro foi jogado da ponte para baixo. Tiveram que andar muitos quilômetros. Passaram fome e tomaram água de lama. Também foram sequestrados e espancados três missionários da Consolata. Sofremos muito, mas estávamos muito unidos”.

Quais bispos serviram a Igreja de Roraima nesse período?
Ao longo destes anos foram: dom Aldo Mongiano, dom Aparecido José Dias e dom Roque Paloschi, que nos acompanhavam e ajudavam no fortalecimento do serviço ao Reino de Deus junto aos povos indígenas. A Igreja de Roraima por muitos anos celebrou a Eucaristia nas fazendas. Iluminados pelo Documento de Puebla (1979), vimos que era preciso fazer uma opção radical pelos indígenas. A partir desta opção, começaram as perseguições.

No ano de 2002 a Campanha Fraternidade teve como tema “Fraternidade e Povos Indígenas”, e o lema: “Por uma terra sem males”. No dia do lançamento, na catedral em Boa Vista (RR), os arrozeiros se vestiram de preto e protestaram, agredindo o padre com um tapa no rosto. Na hora da comunhão um deles recebeu Jesus Eucarístico e foi até o altar e queimou na vela, gritando palavrões. Na rua nós éramos xingados.

Irmã Cecilia, conta-nos como os missionários e o povo, enfrentavam a perseguição.
“O que nos ajudava, era a comunhão e a união entre nós religiosas e os padres, com os leigos missionários, as lideranças indígenas, os professores indígenas, a sociedade que acreditava em sua causa. Foram muitas pessoas, que somaram forças. Fizemos um verdadeiro “ajuri”, como se diz na língua materna. Rezamos juntos, fizemos longos diálogos inter-religiosos e interculturais buscando o melhor para a vida dos povos”.

“Os indígenas avaliam que vivem melhor com a demarcação de suas terras. Mas ainda hoje, a propaganda contrária dos ruralistas e da grande mídia é para dizer que a demarcação é negativa. Fazem isso para prejudicar o processo de demarcação e homologação de terras indígenas garantidos, pela Constituição no Brasil”.

O que causa a expulsão dos povos indígenas e pequenos agricultores de suas terras é o interesse pelo controle de recursos estratégicos: a água, a terra, minérios e as florestas. O agronegócio, a mineração e as hidrelétricas representam um risco para os mais pobres e a biodiversidade.

Compromisso
Diante do testemunho de irmã Cecilia, da Palavra de Deus e do que vimos no DVD, o que poderíamos assumir como gesto concreto?

Oração do Mês Missionários
Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.

Extrato do livrinho da Novena Missionária 2017

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77