Mês Missionário Extraordinário impulsiona a missão

Por Pe. Maurício da Silva Jardim *

O Papa Francisco, em 22 de outubro de 2017, durante o ângelus, anunciou a intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor, o Papa Bento XV. Nesse mesmo dia, o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e presidente do comitê supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar esse evento, especialmente por meio da ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

No Brasil, o processo de preparação do Mês Missionário Extraordinário tem repercutido na pastoral ordinária e na maior conscientização da missão ad gentes nas Igrejas particulares, nos diferentes sujeitos da missão: Pontifícias Obras Missionárias, congregações religiosas, organismos, pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades, conselhos missionários e comissões. As propostas de preparação do Mês Missionário, apresentadas pelo Grupo de Trabalho e aprovadas pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil, estão sendo acolhidas progressivamente.

A temática “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, e o objetivo “despertar em medida maior a consciência da missão ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”, desencadeiam processos de um novo impulso missionário nas comunidades de fé e, ao mesmo tempo, ajudam a “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (Papa Francisco, Reunião do Comitê diretivo do CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).

O primeiro propósito do Mês Missionário Extraordinário “é despertar em medida maior a consciência da missão ad gentes”. O próprio logotipo indica a cruz missionária que abraça o mundo. O foco central, portanto, está em colocar a dimensão universal da missão no centro, como indicado na Evangelii Gaudium, o paradigma de toda a obra pastoral da Igreja (EG 15). As palavras de Jesus: “Vão, portanto, e façam discípulos todos os povos” (Mt 28,19), constituem o programa desta “missão primordial e essencial da Igreja”, que “ainda hoje representa o máximo desafio” por ser “a primeira de todas as causas” (EG 15).

A missio ad gentes, entendida como missão junto aos povos não cristãos no contexto sociocultural deles, implica viver com gratidão no meio desses povos, aprender a falar a língua deles, partilhar o Evangelho com a vida e a palavra, e formar comunidades encarnadas seguidoras de Jesus. Para além da territorialidade, a missio ad gentes também é entendida como “missão nos ambientes humanos, culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho de Jesus, e a presença sacramental da Igreja constituem as periferias extremas, os ‘últimos confins da terra’, para onde, desde a Páscoa de Jesus, são enviados os seus discípulos missionários, na certeza de terem sempre o seu Senhor com eles (cf. Mt 28, 20; At 1, 8). Isso é o que chamamos de missio ad gentes” (Discurso do Papa Francisco no Dia Mundial da Missões, 2018).

A missio ad gentes se concretiza com o envio além-fronteiras de missionárias e missionários devidamente preparados. Para além de definir o que é a missão ad gentes, tal enfoque ocasiona questionarmos qual é a sua relevância hoje para a Igreja e para o mundo, e quais são as implicações para a nossa caminhada de discípulos-missionários.

O segundo propósito do Mês Missionário Extraordinário atinge o âmbito da pastoral ordinária: “retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Nesse âmbito, a ideia central no processo de preparação é inserir dentro da programação ordinária e habitual das Igrejas locais, a temática e o espírito do Mês Missionário, visando a renovação missionária de tudo o que fazemos na obra evangelizadora. Será uma ocasião para despertar, animar e não cansar as comunidades, “de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).

Ainda no âmbito da pastoral ordinária, é fundamental incendiar os corações dos fiéis que já participam da comunidade, para que cresçam na fé e no discipulado missionário. São várias propostas apresentadas no Guia do Mês Missionário Extraordinário, publicado pelas edições CNBB. Para motivar as dioceses e comunidades, os arcebispos e bispos receberão na Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, além do Guia, a Cruz Missionária e a bandeira com o logo produzido pelo Vaticano. Esses símbolos irão percorrer as Arqui(dioceses) para animar e despertar a identidade missionária das comunidades, num caminho de permanente saída e conversão. Há previsão de data de abertura do Mês Missionário conforme os diferentes âmbitos, contudo não teremos data de encerramento, pois a missão é permanente e não se conclui na Igreja. Que a temática “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo” seja nosso guia nos caminhos da missão.

* Diretor Nacional das POM

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77