Mensagem da CRB para o Dia Mundial da Vida Consagrada

São João Paulo II instituiu, há 24 anos, o dia mundial da Vida Consagrada na data em que a Igreja festeja a apresentação do Senhor ao templo, no dia 2 de fevereiro.
“A Vida Consagrada profetiza valores que são perenes na sociedade, mas que precisam ser recuperados”, disse o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz.

Em comunicado, a congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, enfatiza que o dia da Vida Consagrada será um dia de oração pelas vocações e de ação de graças ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em terras de missão e no trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidando dos últimos e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de deus no mundo.

A segunda Prioridade escolhida pela VRC, na sua última Assembleia Geral, nos interpela a “ouvir o clamor dos pobres da terra”.

Para o Papa Francisco, a Vida Consagrada desabrocha e floresce na Igreja; se se isolar, murcha, perece!

Por ocasião do dia Mundial da Vida Consagrada, todos os consagrados e consagradas renovam seu compromisso de ser “luz do mundo e sal da terra”, de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Papa, para serem “homens e mulheres que despertam e iluminam o futuro”.

“Nós estamos num momento da Vida Consagrada de repensamento: os carismas dados à Igreja são dons, têm um valor e um sentido em si muito grande, sejam os carismas históricos, seja os novos carismas que estão chegando.

Cada carisma, cada instituição, cada comunidade, cada consagrado e cada consagrada é convocado/a, neste dia, a participar e a concretizar um gesto profético para que aconteça a Festa da Vida”.

Nossa Vida Consagrada é um grande dom à Igreja e “onde estão os consagrados há alegria”, afirmou o Papa Francisco. Alegria que brota de dentro, pela livre e feliz escolha que fizemos pelo Senhor e pelo serviço ao reino.

É urgente sair do medo, sem medo e sem demora, para onde nascem os sonhos, para onde a vida clama e nunca perder a esperança. Num mundo com tantas dores e sofrimentos, dar razão a nossa esperança é um grande desafio para a Vida Consagrada.

A CLAR nos apresenta três propostas para nos animar na esperança, apelos que se aprendem, antes de tudo, ao lado de quem são nossos mestres: Os pobres.

Já é hora!
Ser frágeis neste mundo a partir da fragilidade. Nosso deus veio ao encontro da nossa humanidade. A partir da encarnação, a debilidade é fonte de vida!

Já é hora!

Abertura ao outro e à diferença – é um chamado a viver enraizados em Cristo para que “todos/as sejamos um” sem exclusão.

Hoje, a questão da abertura do diálogo com a cultura deste momento é fundamental. Assim, a nossa conferência escolheu como terceira prioridade, a interculturalidade. Não podemos perder neste diálogo valores da nossa vida cristã e os que são tipicamente da Vida Consagrada.

Já é hora!
Uma Vida Arraigada em Cristo – recentrar nossas vidas na pessoa de cristo. Jesus é uma pessoa totalmente centrada, interiorizada porque seu centro é o Pai. Toda a sua vida está definida por esta relação de intimidade com o Pai e por sua opção inquebrantável pelo ser humano.

Já é hora de retomar as convicções pelas quais nos apaixonamos, que continuam nos apaixonando e se renovam no amor.
Para o Papa Francisco renovação é a palavra de ordem quando o assunto é a Vida Consagrada. E o Espírito nos ilumina quando nas primeiras páginas do evangelho escrito por João, escutamos Maria, a primeira consagrada a dizer: “fazei tudo o que ele disser” (Jo 2,5).

Jesus é o nosso tudo! Está na hora!
Acompanhe nosso site e as redes sociais. Publicamos o texto orante da CLAR para o dia mundial da Vida Consagrada e já disponibilizamos o link para a inscrição para o Seminário Nacional da VRC, em maio.

Feliz dia da Vida Consagrada a todos os Religiosos e Religiosas, a todos os/as Consagrados/as dos Institutos Seculares e das Novas Formas de Vida Consagrada.
Parabéns! Estamos em festa. Fiquem com Deus e com nossa Mãe de Aparecida!

Brasília, 31 de janeiro de 2020 – Festa de São João Bosco
Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB Nacional

Outras notícias