Mensagem da CRB para o Dia Mundial da Vida Consagrada

São João Paulo II instituiu, há 24 anos, o dia mundial da Vida Consagrada na data em que a Igreja festeja a apresentação do Senhor ao templo, no dia 2 de fevereiro.
“A Vida Consagrada profetiza valores que são perenes na sociedade, mas que precisam ser recuperados”, disse o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz.

Em comunicado, a congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, enfatiza que o dia da Vida Consagrada será um dia de oração pelas vocações e de ação de graças ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em terras de missão e no trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidando dos últimos e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de deus no mundo.

A segunda Prioridade escolhida pela VRC, na sua última Assembleia Geral, nos interpela a “ouvir o clamor dos pobres da terra”.

Para o Papa Francisco, a Vida Consagrada desabrocha e floresce na Igreja; se se isolar, murcha, perece!

Por ocasião do dia Mundial da Vida Consagrada, todos os consagrados e consagradas renovam seu compromisso de ser “luz do mundo e sal da terra”, de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Papa, para serem “homens e mulheres que despertam e iluminam o futuro”.

“Nós estamos num momento da Vida Consagrada de repensamento: os carismas dados à Igreja são dons, têm um valor e um sentido em si muito grande, sejam os carismas históricos, seja os novos carismas que estão chegando.

Cada carisma, cada instituição, cada comunidade, cada consagrado e cada consagrada é convocado/a, neste dia, a participar e a concretizar um gesto profético para que aconteça a Festa da Vida”.

Nossa Vida Consagrada é um grande dom à Igreja e “onde estão os consagrados há alegria”, afirmou o Papa Francisco. Alegria que brota de dentro, pela livre e feliz escolha que fizemos pelo Senhor e pelo serviço ao reino.

É urgente sair do medo, sem medo e sem demora, para onde nascem os sonhos, para onde a vida clama e nunca perder a esperança. Num mundo com tantas dores e sofrimentos, dar razão a nossa esperança é um grande desafio para a Vida Consagrada.

A CLAR nos apresenta três propostas para nos animar na esperança, apelos que se aprendem, antes de tudo, ao lado de quem são nossos mestres: Os pobres.

Já é hora!
Ser frágeis neste mundo a partir da fragilidade. Nosso deus veio ao encontro da nossa humanidade. A partir da encarnação, a debilidade é fonte de vida!

Já é hora!

Abertura ao outro e à diferença – é um chamado a viver enraizados em Cristo para que “todos/as sejamos um” sem exclusão.

Hoje, a questão da abertura do diálogo com a cultura deste momento é fundamental. Assim, a nossa conferência escolheu como terceira prioridade, a interculturalidade. Não podemos perder neste diálogo valores da nossa vida cristã e os que são tipicamente da Vida Consagrada.

Já é hora!
Uma Vida Arraigada em Cristo – recentrar nossas vidas na pessoa de cristo. Jesus é uma pessoa totalmente centrada, interiorizada porque seu centro é o Pai. Toda a sua vida está definida por esta relação de intimidade com o Pai e por sua opção inquebrantável pelo ser humano.

Já é hora de retomar as convicções pelas quais nos apaixonamos, que continuam nos apaixonando e se renovam no amor.
Para o Papa Francisco renovação é a palavra de ordem quando o assunto é a Vida Consagrada. E o Espírito nos ilumina quando nas primeiras páginas do evangelho escrito por João, escutamos Maria, a primeira consagrada a dizer: “fazei tudo o que ele disser” (Jo 2,5).

Jesus é o nosso tudo! Está na hora!
Acompanhe nosso site e as redes sociais. Publicamos o texto orante da CLAR para o dia mundial da Vida Consagrada e já disponibilizamos o link para a inscrição para o Seminário Nacional da VRC, em maio.

Feliz dia da Vida Consagrada a todos os Religiosos e Religiosas, a todos os/as Consagrados/as dos Institutos Seculares e das Novas Formas de Vida Consagrada.
Parabéns! Estamos em festa. Fiquem com Deus e com nossa Mãe de Aparecida!

Brasília, 31 de janeiro de 2020 – Festa de São João Bosco
Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB Nacional

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77