Mato Grosso do Sul fortalece a missão e prepara ida a congressos

por Cecília de Paiva *

A alegria do Evangelho esteve presente entre missionários e missionárias na manhã de sábado, 29, reunidos em Campo Grande (MS) em preparo ao 4º Congresso Missionário Regional, (Oeste 1 da CNBB) de 20 a 23 de setembro de 2018, em Naviraí (MS), e participação ao 4ª Congresso Missionário Nacional, em Recife (PE), nos dias 7 a 10 de setembro de 2017. A reunião ocorreu na sede da CNBB Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), composta por lideranças pastorais que integram o Conselho Missionário Regional (Comire).

Comire Oeste 1 (8)Entre as alegrias partilhadas, evidenciou a integração do seminarista Giovani Gall de Assis, recém-eleito Coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) Oeste 1, que também irá ao Congresso de Recife. Giovani fez o repasse de sua participação no 9º Encontro de Formação missionária para seminaristas (Formise) e na 1ª Assembleia Nacional de coordenadores de Comises realizados pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF). O seminarista destacou aspectos da formação e a elaboração do Plano Trienal de Ação para os Comises (2018-2020), demonstrando ter sido um trabalho intenso e envolvente.

Outra novidade foi a presença do diácono Alfreu Gomes, apontado para assumir a coordenação do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Campo Grande, segundo disse o bispo emérito de Campo Grande, dom Vitório Pavanello. O diácono contou sobre a sua experiência ligada aos assentamentos rurais e à comunidade de Rochedinho, distrito a menos de 30 km da Capital, compartilhando seu comprometimento com a ação missionária.

Comire Oeste 1 (12)Sobre a preparação do 4º Congresso Missionário Regional, em Naviraí, etapas e tarefas foram apresentadas por Rosângela Urt e Lenir Ortiz, membros da coordenação do Comire Oeste 1. Ficou delimitado um total de 520 participantes, sendo 220 para a diocese anfitriã e as demais vagas distribuídas para as dioceses do regional, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas. Os participantes do Comire ficaram de apresentar, na assembleia marcada para 25 de novembro, as especificações como a arte visual, temas e assessores para as seis oficinas já delimitadas.

Houve momentos de oração, integração do grupo e uma breve, mas comovente participação de dom Vitório Pavanello, em recuperação de uma cirurgia. Tudo isso propiciou um ambiente adequado para os encaminhamentos, principalmente quanto à ida em setembro para Recife, em que “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, tema do Congresso, ilumina as ações, fortalece a espiritualidade e aponta caminhos perante uma realidade muitas vezes obscura e opressora.

Jornalista Comire Oeste 1

Outras notícias