“Maria, a missionária por excelência” é tema da última live do ano da série “Mulheres na missão”

Na próxima quarta-feira, 8 de dezembro, a Igreja celebra a solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Nesta mesma data, a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai realizar a décima edição e última do ano da série de lives “Mulheres na Missão”, que terá como tema: “Maria, a missionária por excelência”.

A live transmitida pelas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook), a partir das 15h, vai refletir sobre Maria como figura central na missão da Igreja. Para este bate papo, a assessora da comissão, irmã Sandra Regina Amado, vai receber a doutora em teologia pela PUC-Rio, pesquisadora e teóloga leiga, professora Lúcia Pedrosa Pádua. Além da irmã Sandra Amado, na mediação também estará a assessora de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB e integrante da coordenação do Conselho Missionário Regional, Victória Holzbach.

“A presença de Maria em sua jovialidade e maternidade na Igreja nascente nos recorda a contribuição da mulher como Maria no cenáculo dos apóstolos quando receberam o dom do Espírito Santo para encarnar a missão de Deus no mundo. A presença de Maria a Mãe da Igreja, é trazer a jovialidade e energia maternal da mulher para a ação missionária da Igreja do Brasil e do mundo, afirma a irmã Sandra Amado.

A professora Lúcia Pedrosa Pádua atua nas áreas de Mariologia, Antropologia teológica e Mística. Coordena o Ataendi, Centro de Espiritualidade da Instituição Teresiana no Brasil e realiza trabalhos pastorais junto a comunidades, com ênfase no acompanhamento espiritual e formação teológica de cristãos leigos e leigas. A doutora em teologia ainda é autora de várias obras, como “Santa Teresa de Jesus: mística e humanização” (Paulinas, 2015) e “Maria e a Espiritualidade Cristã” (Santuário, 2020).

Mulheres na Missão
A série “mulheres na missão” tem a motivação de provocar a reflexão sobre a animação, e a coordenação de projetos e atividades missionárias no brasil a partir do olhar feminino e concretiza a proposta de vivência da missão prevista no programa missionário nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023).

As lives desta série foram realizadas sempre nos dias 8 de cada mês, desde o março de 2021 – data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e se encerra na festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Fonte: CNBB

Outras notícias