Juventudes em saída

Neste domingo, 29 de outubro, a Igreja celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Estamos concluindo a Nova Missionária. O tema deste 9º dia é: Juventudes em saída. Usamos juventudes no plural, por entender que são várias expressões juvenis. Mas todos esses carismas, somente terão sentido, se acompanhados pelo espírito da missão. Por isso, ao terminar a Novena, não encerramos o compromisso com a missão. Animados por tantos testemunhos de missionários e missionárias, queremos ser uma Igreja que caminha, “Juntos na missão permanente”.

Olhando para a vida
22489666_1635389763190113_1876812712718676728_nLucas Guerra Carvalho de Almeida é um jovem de 26 anos, advogado, filho de uma família atuante na Igreja. Lucas conta que o testemunho de seus pais contribuiu muito para a sua formação e iniciação no grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM), na comunidade São Judas Tadeu em Fortaleza no Ceará.

Acompanhemos a história de Lucas, buscando perceber, se em nossa vida existe, algo em comum com ele.
“Quando eu tinha seis anos, a minha mana Sara me levou ao grupo da Infância e Adolescência Missionária. Aprendi muito sobre a missão e a necessidade de servir, sobretudo, os excluídos e enxergar o mundo além da minha casa”.

Depois da infância qual o caminho que você percorreu? “Na fase de minha juventude, senti a necessidade de continuar envolvido na missão, alargando mais ainda o meu coração e cultivando o sonho da missão além-fronteiras. Com outros jovens, religiosos/as, padres e leigos organizamos os grupos da Juventude Missionária (JM). Confesso que me ajudou muito a falar em público e me comprometer mais com a missão”.

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Juventudes em saída. “Posso dizer que uma das características dos jovens é a inquietação diante da injustiça, do descaso com os oprimidos e excluídos. Nos perguntamos: por que a cidadania não chega a todos? A Constituição vale para todos?”

Testemunho
Assistir ao DVD da Campanha Missionária, 9º Dia.
Do que vimos no DVD, o que a Juventude Missionária nos ensina sobre a missão?

Lucas, você é advogado e coordena a Juventude Missionária do Estado do Ceará. Como consegue conciliar a missão e o seu trabalho profissional?  “Em 2013 me formei em advocacia e fui convidado a fazer parte da equipe dos Direitos Humano da arquidiocese de Fortaleza, criado pelo então cardeal dom Ivo Lorscheiter em 1987. Já no início me deparei com a dura realidade dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Posso dizer que não sou apenas advogado, sou missionário e militante na luta pelos direitos dos povos tradicionais”.

Então o jovem Lucas não é apenas um profissional? “É claro que não. Preciso ajudar os meus irmãos/as a conquistar seus sonhos. Estar ao lado dos que têm o direito de viver, negado é acima de tudo, um compromisso cristão. Além do mais, como batizado devo ser missionário, diariamente em saída, convidando outros, a se juntarem nesta mesma luta pela vida e vida em abundância. Como jovem sinto o desafio de sermos cada vez mais uma Igreja samaritana que cuida das feridas dos caídos pelos caminhos”.

“Aprendi com dom Helder Câmara que missão é partir e partir muitas vezes, desnudar-se dos preconceitos e contribuir com a luta do outro, que no final das contas é uma luta de todos nós por um mundo equilibrado, de paz, amor e justiça”.

Vimos nas suas colocações que você une missão com a profissão. A Juventude Missionária ligada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé, procura unir fé e vida? “No meu dia a dia percebo que a juventude é mais solidária, próxima da dor do outro, e se alegra com as conquistas e os sinais de esperança. Destaco a 2ª Missão Sem Fronteira da Juventude Missionária realizada em Maranguape, sertão do Ceará, em janeiro de 2017. Esta missão trouxe não só alegria a nós jovens, mas também a todas as pessoas das comunidades. Sabemos que é pouco, mas já é um sinal de que os jovens são capazes e protagonistas de um tempo novo”.
Este estilo de vida do Lucas, nos questiona, se de fato estamos unindo fé e vida. Como vivemos a nossa fé cristã, o nosso batismo?

Dai-nos Senhor, um coração aberto, capaz de fazer da nossa vida uma missão permanente. Livra-nos da superficialidade, do ritualismo vazio, do individualismo e do acúmulo de coisas materiais. Ajuda-nos a sair de nós mesmos para chegar às periferias geográficas e existenciais. Amém.

Compromisso
No testemunho do jovem Lucas, percebemos que ele não pensa só em si, mas vive o seu batismo, indo ao encontro das pessoas e de suas necessidades. Diante deste contraste, o jovem rico do Evangelho e o testemunho de Lucas, qual é o compromisso que pessoalmente vou assumir? E como grupo?

Celebrando a vida
Agradecemos a Deus pela generosidade de todos os jovens missionários no Brasil e no mundo. Para que sejam sempre solidários e fiéis em sua missão, rezemos a Oração do Mês Missionários

Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.

Extrato do livrinho da Novena Missionária 2017

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77