Juventudes, águas e Espiritualidade Missionária

Aconteceu nos dias 27 a 29 de julho o Encontro Estadual de Espiritualidade Missionária, que contou com a participação de 40 jovens de oito dioceses do estado, além de jovens dos estados de Piauí e Sergipe. Motivados pelo tema “Juventudes, Águas e Espiritualidade” e com o lema “Dai-nos de beber”, o encontro teve o elemento água como plano de fundo para as atividades e a leitura do encontro entre Jesus e a boa samaritana à beira do poço de Jacó (Jo 4, 1-30) como guia para as reflexões. Além disso, os momentos de orações e convivência favoreceram mergulhar na mística de Taizé, bem como criar relações fraternas e partilhar as experiências de fé e missão e vida.

IMG_3447“Na esperança de potencializar a espiritualidade missionária viva, que ora e trabalha, e é centrada na pessoa de Jesus Cristo, é que o encontro foi proposto para acontecer junto a Comunidade Taizé.” Afirmou o coordenador Estadual Daniel Bittencourt. “Essa experiencia em Taizé leva o jovem a meditar e rezar sua própria vida e as situações ao seu redor, com suas inquietações, angustias e alegrias, cada um mergulha e trilha um caminho de autoconhecimento e discernimento de forma muito pessoal. A proposta de refletir o encontro da Samaritana com Jesus, foi a partir dos elementos apresentados aprofundar ainda mais na espiritualidade e a missão”, completou o assessor do encontro.

A presença a dinâmica e criativa de Aurélio Fred do do Ateliê 15 com ilustrações, poemas e músicas motivadoras, aliados a beleza simples do local, com seus ícones, vitrais, pinturas, favoreceram rapidamente a adaptação dos jovens no ritmo e na proposta do encontro. O irmão Bruno de Taizé, com sua simplicidade e presença de escuta, por sua vez, apresentou a história da comunidade e conduziu alguns momentos de provocações e explicações sobre o elemento água, proporcionando entre outras coisas um momento simbólico de lavar as mãos uns dos outros fazendo perceber a importância e sacralidade da água nas nossas vidas.

pIMG_3395No dia de sábado, a leitura orante e dinâmica proporcionou um aprofundamento na passagem bíblica, sendo que os passos: leitura, meditação, oração e contemplação foram vividos de várias formas diferentes. Com a dinâmica de interpretar os personagens os participantes entraram profundamente na narrativa, percebendo emoções e sentimento e a situação social e política da época. Além disso a contextualização rendeu boas discussões da realidade social atual, bem como algumas provocações: Quais são situações que necessitam de reconciliação hoje? O que precisa mudar para seguir Jesus, compreendendo-O como um Deus que é e se faz peregrino, caminhante? Qual a simbologia da fonte e do poço e do balde? Nessa discussão palavras chaves como despojamento, dialogo e universalidade tiveram destaque.

O momento de deserto foi integrado, de maneira que cada jovem modelou um símbolo para representar a sua meditação e essa atividade rendeu partilhas carregadas de memorias, coragem e esperanças. Os jovens aderiram a rotina da comunidade, participando das orações da manhã e do meio dia e da noite, seguindo no final de semana a mística da Via Sacra. Na sexta-feira a oração da cruz, marcada pelo convite de se aproximar da cruz e rezar os dores pessoais e do mundo, no sábado oração da luz, preparando para a celebração da vida com alegria e cantos de aclamação e domingo celebração da Ressurreição que foi um convite a viver a partilha (Jo 6, 1-15) com reflexões feita pelos leigos. Os momentos orantes todos foram carregados de simplicidades, profundidade e participação com refrões meditativos, cantos e salmos, preces e silêncio.

IMG_3671No domingo houve o testemunho motivacional da Irma Nilza, natural do sertão baiano que faz parte da Associação das Missionárias Médicas. Ela dividiu com jovens sua história de vida e a experiencia de 5 anos em Ruanda na África, logo após período de Guerra civil. Fazendo uma análise de conjuntura política e social para contextualizar da realidade em Ruanda no tempo que esteve por ala, destacou entre outras coisas a presença sinodal e profética da congregação “Nós estávamos presentes nos momentos tensos de reconciliação, vivenciamos o efeito de ditadura e guerra, e passamos por momentos profundos de discernimento.” E ao final incentivou “Não deixemos que nos desanimem, ser presença na vida das pessoas é fundamental para a transformação, sejamos corajosos, sejamos presença”, concluiu Nilza.

O encontro foi encerrado com o momento de avaliação, agradecimento e envio. No último, os jovens em duplas abençoaram uns aos outros com a água e o sinal da cruz na testa, a entrega do crucifico com símbolo de Taizé e a motivação “Vá e seja!”. Para Alice, coordenadora de um grupo em Vitória da Conquista, “Deus se revelou através da presença dos irmãos de Taizé, nos encontros e reencontros, nos olhares, nos abraços, nas orações, nas histórias partilhadas, nos momentos mais sérios e também nos de descontração. O encontro aconteceu nos detalhes e no íntimo de cada um.” E em relação ao compromissos assumidos, “devemos seguir o exemplo da samaritana, que a partir do encontro pessoal com Jesus, temos que deixar o jarro no poço, deixar tudo que nos prende e separa e partir ao encontro dos irmãos, afim de transbordar a Água Viva, sendo fonte de vida através do nosso anuncio e testemunho de vida”, completou a jovem.

A Juventude Missionária da Bahia ainda em 2018 realizará a Experiencia Missionária estadual nos dias de 6 a 9 de setembro a cidade de São Sebastião do Passé, diocese de Camaçari e a Assembleia Estadual junto com Encontro de Lideranças nos dias 19 a 21 de outubro na cidade de Vitória da Conquista.

IMG_3890

Comentários

Uma resposta

  1. A experiência proporcionada nesse encontro, particularmente não consigo expressar em palavras, pois foi de um momento único e impactante na minha vida. O silêncio de Taizé nos momentos de oração me levou para um estágio emocional e espiritual jamais experimentado antes. Foi um final de semana incrível, cheio de trocas de experiências, de sorrisos e afetos, onde encontramos Deus em cada um desses gestos, desses sorrisos e em cada minuto de silêncio.
    Tive a oportunidade de viver o meu deserto participar e ali pude encontrar alternativas para mudar tudo aquilo que antes me assustava, me prendia.
    Voltei para casa com um novo propósito e maior do que aquele que me levou até Taizé, com forças e espiritualidade renovadas pela fonte de água viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77