Juventude Missionária realiza sua III Jornada Diocesana de São Mateus (ES)

Aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de julho, a III Jornada Diocesana da Juventude Missionária (JM) na diocese de São Mateus (ES), que neste ano trouxe o tema “Juventudes e Sociedades” inspirado na Jornada do Jovem Missionário 2018. O encontro aconteceu na paróquia Arcanjo São Gabriel, na cidade de São Gabriel da Palha, noroeste do Espírito Santo e reuniu cerca de 100 jovens. Sob o lema “Chegou junto dele, viu e se encheu de compaixão. Aproximou-se dele e tratou suas feridas” (Lc 10, 33-34), os jovens participaram de orações missionárias, formações, visitas à famílias, comunidades, projetos e instituições sociais, além da caminhada pelos mártires.

jm3Na sexta (20), os jovens iniciaram o encontro com a oração da cruz, num lindo lucernário, sob mantras e leitura orante, quando puderam meditar sobre seu serviço de jovens discípulos missionários de Jesus na Igreja e sociedade.

No sábado (21), pela manhã, foi trabalhado o tema “Juventudes e Sociedades e o papel da IAM e JM na evangelização juvenil”, em uma formação que também teve como público os catequizandos da comunidade matriz. Em seguida, outra formação levou os jovens a refletirem a “Igreja e Sociedade”. Nessas formações, os jovens puderam meditar e aprender com ritos e danças circulares sagradas da África e Ásia. À tarde, partiram em missão visitando famílias e comunidades, quando puderam falar da IAM e JM para os catequizandos, principalmente; o Projeto Casa-Lar que abriga menores em situação de risco social; a Casa do vovô, que cuida de idosos rejeitados pelas famílias; e o Centro de Detenção Provisório da região.

No domingo (22), os jovens partiram em caminhada fazendo memória dos mártires e rezando o testemunho profético desses homens e mulheres que doaram suas vidas por causa do Evangelho em favor da vida dos pobres e excluídos da sociedade. Mártires reconhecidos e ainda não reconhecidos pela Igreja; da diocese, do estado, do país e da américa latina, como o Valdício, Paulo Damião, Pe Ezequiel, Ir. Doroth e Dom Oscar Romero. A caminhada terminou no projeto social mantido pela Cáritas paroquial em um bairro carente que cuida de crianças e adolescentes por meio da música e do esporte.

jm5O jovem missionário Robson, da paróquia de São Daniel comboni, destaca a importância do encontro: “a jornada é muito importante pois é uma oportunidade para nós jovens conhecermos outras realidades e interagirmos com outros jovens, famílias e comunidades, e isso ajuda na nossa formação missionária”.

Outra jovem missionária, a Mariana da paróquia do Senhor Bom Jesus, comenta a importância do encontro ao falar sobre as visitas missionárias, ela que visitou o Centro de Detenção Provisório (CDP) da região, localizado no município vizinho de São Domingos do Norte: “a experiência que tive ao visitar o CDP me fez quebrar paradigmas . Tivernos a oportunidade de rezar com os 20 detentos, o que foi pra mim uma surpresa pois tinham o direito de não nos receber, mas escolheram ficar junto da gente para conversar e rezar, inclusive demostrando gestos de muita fé. Nas conversas, nos agradeciam e pediam que voltássemos mais vezes, que eles precisam de palavras de ânimo, conforto e carinho, e que são poucos os que vão visitá-los. Isso me fez pensar o quanto precisamos estar atentos à sociedade, ao outro, o quanto a igreja precisa de missionários”.

O encontro também integrou momentos dedicados à Infância e Adolescência Missionária (IAM) considerando que IAM e JM são sujeitos de idades diferentes mas que fazem parte do mesmo processo. Agda, assessora da IAM na paróquia de São José Operário, destaca a necessidade dessa integração: “é muito importante que as Obras caminhem juntas, inclusive nos encontros, porque ambos têm a mesma finalidade que é construir uma consciência missionária universal em toda a Igreja, começando pelos mais jovens, tornando-os protagonistas”.

jm1Nessa linha, a pequena Lorena, de 11 anos, participante do encontro e membro da IAM da paróquia de São Daniel Comboni, testemunha: “achei muito legal a Jornada da JM. Foi muito bom as visitas pois nos aproxima da realidade do outro, nos humaniza mais. Essa é a pedagogia de Jesus: ir ao encontro do outro. E nestas idas, muitas vezes recebemos mais do que damos, mas precisamos nos envolver mais, participar mais, ouvir mais para nos doar mais. Agradeço à JM por ter dado a oportundiade à IAM de participar deste momento tão rico”.

A caminhada pelos mártires, outro momento do encontro, fez refletir a Missão e Profecia que também foi tema trabalhado no V Congresso Americano Missionário que aconteceu neste mês de jullho, na Bolívia. Ir. Cândida, missionária comboniana em missão na paróquia de São Mateus falou da caminhada: “para mim, a caminhada foi o ápice da jornada porque caminhar pelos mártires é fazer memória do testemunho mais eloquente, o martírio”. Ela que viveu de perto o martírio de Pe. Ezequiel Ramin quando trabalhava na mesma diocese do Padre, em Ji-Paraná, se emocionou ao caminhar: “tal grau de testemunho sempre me questiona e desafia, e estes momentos de reflexão acompanham minha caminhada, me desafiam ao compromisso com a justiça e a vida plena para todos, sobretudo para os indefesos”. Ela ainda completa: “senti grande alegria e gratidão ao caminhar junto com esses jovens comprometidos com a causa do reino fazendo memória dos nossos profetas de hoje. Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos dá profetas destemidos e revestidos da Tua força e graça”.

O jovem Pe. João Batista, assessor do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), lembrando Papa Francisco, avaliou o encontro: “a jornada da JM nos proporcionou a alegria de sermos essa igreja em saída, misericordiosa, com os pés sujos da poeira da estrada e de portas abertas para receber e enviar. Tivemos a oportunidade de encontrar irmãos nos diversos ambientes da sociedade. A missão nos humaniza, nos aproxima do outro e enche nosso coração de esperança. A minha alegria maior é ver nossos jovens nesse processo de formação em autênticos cidadãos com consciência crítica trazendo na veia o sangue do protagonismo e o sonho de construir um mundo justo, humano e fraterno, e com o coração aberto a essa convocação de jesus cristo ‘ide pelo mundo e anunciai a boa-nova”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77