Juventude Missionária realiza encontro estadual em Pernambuco

No dia 17 de setembro, o secretário nacional na Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Genilson Sousa, esteve na cidade de Carpina (PE) para apresentação da atividade da Juventude Missionária (JM). O encontro formativo aconteceu na paróquia de Santo Antônio, Diocese de Nazaré, tendo o padre Magno, administrador paroquial, que acolheu com muito entusiasmo.

O encontro teve a participação de vários representantes das paróquias, como também uma equipe da diocese de Guarabira (PB). Contou com a presença do bispo da Diocese de Nazaré, Dom Francisco Lucena, o coordenador do COMIDI, Pe. Simeão Dantas, o animar do Sav, Pe. Aluísio Ramos, o assessor do Setor Juventude, Pe. Alex Bruno, o assessor diocesano da JM , Pe. Wellington Maciel, a articuladora estadual da JM, Annanery, e irmã Neves do COMIDI de Guarabira. As dioceses vizinhas, convidadas, justificaram suas ausências devido ao transportes e dificuldades no envio.

Padre Simeão Dantas destaca que o encontro “Vem despertar nossas paróquias para uma vivência de comunidades eclesiais missionárias e que nesta dinâmica a juventude também pode ser protagonista de uma nova escrita de uma juventude missionária e comprometida em ser sinal da presença de Deus no mundo”.

Motivados pelo Ano Jubilar Missionária, em especial pelos 200 anos da Obra da Propagação da Fé, o encontro esteve inserindo no testemunho da Jovem de Lion. Teve um breve histórico das obras e, em seguida, a apresentação da atividade da JM. A articuladora estadual desta atividade, disse que “o encontro possibilitou que os jovens de Pernambuco pudessem conhecer melhor a Juventude Missionária, e assim foram enviados a anunciar o que foi vivenciado a outros jovens nas suas realidades”.

Sendo o encontro na diocese de Nazaré, tendo a Juventude Missionária em algumas paróquia, mas com as motivações do COMIDI e do Bispo diocesano, o assessor da JM afirmou que “o nosso encontro buscou animar o espírito missionário e profético nas juventudes, testemunhar Jesus Cristo e se deixar guiar por Ele. O que fortalece e muito a caminhada da JM em nossa diocese de Nazaré”. O que se espera é que esta apresentação suscite tanto a formação de novos grupos e a consciência missionária nas juventudes.

Segundo as expectativas dos jovens de Guarabira que participaram, a irmã Neves expressou que “os jovens voltaram entusiasmados por terem participado de uma formação presencial tão boa com o Secretário Nacional da POPF”, destacou.

Olhando para uma perspectiva da retomada das atividades juvenis, se faz sempre necessário compreender a natureza da missão. A missão que é de Deus. Nesse sentido, o assessor do Setor Juventude mencionou que “diante de toda crise existencial que sonda a juventude cristã, se faz necessário uma abordagem no sentido missionário para que eles entendam de forma mais prática sua participação na ação salvífica de Cristo que recebem no próprio batismo”.

Pensar e levar a proposta da JM as dioceses faz parte da missão da Obra da POPF, que não se restringe a esta atividade, mas visa desperta o espírito missionário em todos povo de Deus. Juntos com as demais obras é uma rede de oração e solidariedade missão universal da Igreja – POM. Desse modo, o secretário nacional da Obra, Pe. Genilson Sousa, destacou que “a apresentação da Juventude Missionária teve como objetivo despertar a consciência missionária nos jovens e poder articular essas atividades nas dioceses. Também teve como compromisso, dar continuidade com a Obra da IAM aos jovens advindos desta Obra. Essa apresentação será continuada em outras dioceses e estados, pois estar sendo um passo dado seguindo as orientações do Programa Missionária Nacional – PMN no que diz respeito à animação ou implantação das obras e suas atividades na Igreja do Brasil”.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados