Juventude Missionária promove reunião com coordenações estaduais

No dia 24 de fevereiro, os coordenadores estaduais da Juventude Missionária estiveram reunidos virtualmente. Participaram da reunião as coordenações de Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rondônia, e Amapá, além do secretário nacional da Obra da Propagação da Fé.

A reunião iniciou com a Oração do 6º Congresso Missionário Americano (CAM6), conduzida pela irmã Áurea. Logo após seguiu-se a pauta da reunião, que tratou sobre a Experiência Missionária Sem Fronteiras, em nível nacional, que deverá ocorrer em Manaus, de 05 a 14 de janeiro de 2024, com os representantes dos estaduais.

Também falou-se sobre o 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus, de 10 a 15 de novembro de 2023, como o tema “Ide! Da Igreja local até os confins do mundo”. E lema “Corações ardentes pés a caminho”. Na oportunidade foi enfatizado que os jovens devem participar nas preparações nos regionais e dioceses e buscar participar do Congresso Missionário Nacional, que possibilita também a participação no 6º CAM.

A Juventude Missionária todos os anos faz a partilha em grupo através da Corrente Solidária. A cada ano a partilha é destinada a uma realidade missionária local ou além fronteira, de maneira alternada. Na reunião foi apresentado o destino da corrente solidária 2023, que será ao projeto Oratório Raio de Sol, na diocese de Primavera do Leste-Paranatinga (MT).

O secretário da Obra falou sobre o resgate do Rosário Vivo missionário como atividade da Propagação da Fé e serviço da mística missionária junto às Igreja locais, dioceses e forças missionárias na perspectiva da missão universal.

Os participantes tiveram um momento de apresentar as atividades realizadas e planejadas em seus estados. Dentre as atividades, a jovem Juciane falou sobre a assembleia estadual da JM, e sobre a ação missionária que está sendo planejada para a Semana Santa junto às famílias missionárias no Rio Grande do Norte; a Ir. Áurea falou do trabalho realizado junto à IAM; a jovem Vanessa falou da experiência missionária estadual em Alagoas, que ocorreu na cidade de Olho D’Agua das Flores, na diocese de Palmeira dos Índios; e o jovem Angleson falou da presença da JM nas Comunidade Riberinhas. Os demais participantes falaram sobre as atividades que acontecerão no ano de 2023 em suas localidades.

Pe. Genilson falou dos três eixos do Plano Trienal, destacando-os e falou também sobre os representantes do GT inseridos no trabalho em cada eixo do Plano. Ainda mencionou o texto da JJM 2023 que está sendo produzido pelo GT. Como sugestão de material de trabalho até a divulgação da JJM 2023, o secretário partilhou um texto para encontro, que faz parte dos subsídios do ano vocacional e que ajuda na reflexão nos grupos de base. Ainda sobre o plano trienal destacou a importância da reedição urgente do novo livro de encontro “um passo adiante” para os grupos de base, que ficará sob a responsabilidade do eixo da formação.

No eixo articulação e acompanhamento, destacou a importância de uma nova sondagem aos grupos de base em 2023. No final o padre falou sobre o apoio aos coordenadores estudais no acompanhamento nos estados, além disso houve uma conversa sobre os novos representantes do GT que participarão do encontro nacional dos representantes das atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, em Brasília nos dias 28 de abril a 01 de maio, na sede das Pontifícias Obras Missionárias; Na ocasião foram definidos como representantes os seguintes nomes: Samuel do CE, que já fazia parte do GT da POPF, Valdir Júnior do Acre e Juciane de Azevedo do RN são os novos integrantes com os representantes das Famílias Missionárias e dos Idosos e Enfermos Missionários.

Outras notícias