Juventude Missionária estuda história e culturas indígenas

Desde o dia 10 de julho acontece no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), a segunda edição do Curso de Extensão em Histórias e Culturas indígenas. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americano (UNILA). Participam entre indígenas e não-indígenas, 50 lideranças d20170720_084329as cinco regiões do país, incluindo coordenadores da Juventude Missionária (JM). Dentre os temas abordados no curso destaca-se: Terra, território e Territorialidade e sua relação com o Projeto do Bem Viver.

Para o professor Saulo Ferreira Feitosa, membro do Cimi, onde atua desde 1984, desenvolvendo atividades na área de formação e assessoria especializada às comunidades e lideranças indígenas na região do Nordeste, “o desafio do Bem Viver (Sumak Kawsay) é um processo de descolonização do pensamento. Nessa perspectiva a gente começa a se apropriar dos pensamentos dos povos originários e este conceito nos permite construir o nosso projeto de vida, pois pensar em si e no outro compreende que somos parte da mesma Obra da Criação. É uma resistência à colonização moderna”.

Para a assessora nacional da Juventude Missionária, Camila Fernandes, “a partir deste curso, poderemos contribuir melhor para o tipo de jovem que necessitamos formar na construção de um jeito de viver (Nhande Reko-Guarani) contribuindo no cuidado da Casa Comum conforme a Encíclica, Laudato sì”, relata a jovem.

2017-07-20 19.04.41Joice Naira, coordenadora da Juventude Missionária no estado do Piauí, também participa da formação. “O curso nos oferece um leque de conhecimento a respeito da história, conjuntura política, resistência e a luta dos povos indígenas num contexto social e sociocultural. Em sintonia com o esforço da JM em Educar para o Bem Viver, devemos estar com olhos, ouvidos, a mente e o coração aberto para acolher o que nos é transmitido. Um dos principais objetivos do Bem Viver é retomar a unificação de todos os povos e fazer disso um projeto de vida onde o saber, o sentir, o pensar e o viver, no respeito mútuo entre as semelhanças e diferenças de cada povo ou etnia. Com isso, o Bem Viver se torna uma resposta para essa crise global e nos permite ter a esperança na construção de uma sociedade onde a vida esteja em primeiro lugar, pois se a vida do planeta estiver ameaçada, a da humanidade também estará”.

Com informações da JM nacional

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77