Juventude Missionária do RS realiza formação

Nos dias 29 e 30 setembro, a Juventude Missionária (JM) gaúcha reuniu-se na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, na Diocese de Osório, para a sua 4ª Formação Estadual que ocorre anualmente. Com o tema “Sinodalidade e Comunhão” e o lema “Com os jovens, levamos o Evangelho à todos”, cerca de 70 jovens e assessores foram chamados a refletir com o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Badacer Neto, sobre o significado dessas expressões e a importância de caminhar junto e em sintonia no rumo da missão.

_MG_9069No sábado pela manhã, o assessor trabalhou o tema da sinodalidade. Para a jovem Cintia Ferreira, da Diocese de Osório, “tratamos da sinodalidade expressão da participação e da comunhão em vista da missão, proposta de abrir a Igreja e torna-la um lugar onde todos caminham juntos”. Ainda segundo a jovem, essa sinodalidade não deve ser expressa só em palavras, mais em ações, como o Papa Francisco nos indaga.

Na parte da tarde foi o momento de aprofundar o tema. Os participantes foram divididos pelas cores dos continentes e realizaram dinâmicas onde dependiam uns dos outros e do caminhar juntos. Como última atividade do dia, foi rezado o terço missionário. Em seguida, os jovens foram acolhidos nas famílias da comunidade. “Fui muito bem acolhida pelos outros jovens e todo o pessoal que organizou esse encontro. A família que me acolheu também se dedicou muito para que eu me sentisse a vontade”. Esse foi o sentimento de Mariana Borges, jovem que veio da Arquidiocese de Porto Alegre.

_MG_9222No domingo pela manhã, aconteceu a celebração da missa, junto com a comunidade e as famílias que receberam os jovens. Para Isaac Goulart, que participou pela primeira vez de um encontro estadual da JM, ”participar da formação foi algo maravilhoso! Através da sinodalidade compreendida pude entender a importância do diálogo e da escuta! Além disso, a equipe organizadora sempre manteve-se prestativa e alegre! Tudo isto carregou ainda mais o meu carisma, e me fez perceber que eu estou no caminho certo como Jovem Missionário!”

O encontro encerrou com o almoço e a divulgação do local do próximo evento da JM do Regional, que será o acampamento, na Diocese de Vacaria, no próximo ano.

_MG_9398

Outras notícias