Juventude Missionária do RS promove formação

A Juventude Missionária (JM) do Rio Grande do Sul realizou no último final de semana, dias 7 e 8 de outubro, a sua 3ª Formação Estadual. Com o tema “Profetismo e Testemunho”, e o lema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, o encontro reuniu cerca de 80 jovens na paróquia Santa Cruz, mais precisamente na comunidade Santa IMG_0241Cecília, periferia de Viamão (RS). A formação foi assessorada pelo padre Badacer Neto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Em sua reflexão o assessor motivou os jovens a assumirem a profecia na missão dos grupos de JM.

A programação incluiu também momentos de integração, troca de experiências, partilha de vida, formação missionária, saída para uma missa campal em outra comunidade, conhecimento da periferia, espiritualidade missionária, celebração eucarística, oficinas, debates em plenária, danças circulares, entre outros.

Os jovens foram acolhidos pelas famílias da comunidade Santa Cecília, adaptando-se à realidade local. Vale lembrar que a paróquia Santa Cruz é organizada em rede de comunidades e acolherá a 3ª edição da Missão Sem Fronteiras voltada para a Juventude Missionário do Brasil e animada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).

IMG_0223

Henrique Lopes, coordenador estadual da JM no Rio Grande do Sul avalia a importância da formação. “Firmamos ainda mais nosso compromisso missionário e damos um grande passo para a formação da JM no nosso estado. Ao regressar para os grupos de base queremos ser a Igreja em saída que tanto pede o nosso papa Francisco quando afirma: ‘prefiro uma Igreja acidentada ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja doente pelo fechamento e a comodidade de se agarrar ás próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos’” (EG 49).

SAM_0797

Com informações da JM no Rio Grande do Sul.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados