Juventude Missionária do Noroeste realiza a sua 1ª Assembleia

Sonho partilhado. Esta é a expressão que permeou a 1ª Assembleia Regional da Juventude Missionária (JM) do Regional Noroeste. O encontro reuniu, nos dias 20 a 22 de outubro, na sede da CNBB Noroeste, em Porto Velho (RO), 32 representantes das sete dioceses e prelazia do Regional.

Os trabalhos foram assessorados pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação Fé, o padre Badacer Neto. O objetivo foi reunir as dioceses para avaliar, refletir e planejar a caminhada. Na ocasião, foi aprofundado o tema do carisma e identidade da Juventude Missionária, visto que diante de tantos desafios, muitas vezes os carismas e as práticas das diversas expressões juvenis se misturam nos grupos de base.

Foto Oficial

Alex Rodrigues, da diocese de Cruzeiro do Sul (AC) relata a importância deste momento para a JM no Regional. “Como foi lembrado, a realização desse momento foi a realização de um sonho. Foi um marco na história do Regional. A presença de todas as dioceses, foi uma conquista. A assessoria foi muito importante, principalmente por que no Regional muitos grupos estão começando. Pudemos compreender a missão, a identidade, o carisma, a metodologia, de forma que acredito que todos se sentiram mais capacitados e fortalecidos com ardor missionário para cumprir o mandato de Cristo ‘Ide por todo mundo e anunciai’, e o apelo do papa Francisco por ‘uma Igreja em saída’”.

IMG_0135A Assembleia proporcionou também o encontro das bases, a partir dos quais serão dados os próximos passos. “Eu vejo a JM do Noroeste como a juventude que está buscando. A primeira impressão que fica é de toda essa juventude espalhada entre os três estados e, no entanto, com muita vontade aprender, desejoso de fazer com que o trabalho aconteça nas bases, também com muito desejo de criar espaços, de diálogo com as outras expressões juvenis”, declarou padre Badacer. “Aparece de maneira muito positiva a presença da juventude aqui e o desejo de aprofundarem a identidade e o carisma enquanto JM. O desejo de construir pontes de diálogos com as outras expressões juvenis, tudo com o único objetivo de tornar Jesus ainda mais conhecido e amado e o seu Evangelho mais vivido”, complementou o padre assessor.

Com as partilhas, os estaduais apresentaram as coordenações. “A nossa gratidão a todas as pessoas que tornaram esse momento possível, desde cada um que articulou nas dioceses, da infraestrutura, as pessoas que acolheram os IMG_0004participantes na chegada. Mas, de maneira especial, nossa gratidão vai à Aldemísia Magalhães, coordenadora anterior do Conselho Missionário Regional (Comire), que motivou as várias instâncias e organismos para que essa assembleia acontecesse”, destacou Dayane Cristina, coordenadora do estadual da JM em Rondônia, que abraça também duas dioceses do estado do Amazonas.

“Apesar do desafio de realizar esta primeira Assembleia Regional da JM do Noroeste, era um sonho da nossa coordenação do Comire. Sempre acreditei na força da juventude e vou continuar acreditando. E o Comire estará apoiando a JM para que ela esteja cada vez mais fortalecida, mais presente e atuante” declarou a Aldemísia.
O encontro teve momentos riquíssimos de convivência, espiritualidade e formação. Os jovens partilharam as tarefas e as ideias, zelaram pelo local, vivenciaram as orações, como a Leitura Orante e o Terço Missionário. Na Noite Cultural, as dioceses partilharam brincadeiras e comidas típicas. “Foi muito produtivo nos fortalecendo na caminhada, na fé e na missão”, declarou Daisy de Oliveira.

Com informações da JM do Noroeste.

Outras notícias